08/06/2022 15:03 | Segurança

Cidadania: ação da Seris e Instituto de Identificação garante documentos a apenados

Outras unidades do sistema prisional também já receberam os serviços


Seris e Instituto de Identificação promovem ação para emissão de documentos de apenados

Ascom Seris


Regina Carvalho/Seris

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com o Instituto de Identificação, promoveram, nesta quarta-feira (8), mais uma ação conjunta para emissão de carteiras de identidade a apenados do sistema prisional alagoano. Somente este ano, já foram emitidos 112 documentos, com previsão de ampliação desse número nos próximos dias.


A ação foi viabilizada por meio do Balcão Cidadão, setor de Assistência Social da Seris responsável pela documentação de apenados, e deve atender 68 pessoas dentro do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, somente nesta quarta.


O Balcão Cidadão tem como meta garantir às pessoas privadas de liberdade o direito à cidadania com acesso a serviços de emissão de documentos civis, como certidão de nascimento e identidade para os apenados com direito a atuar como trabalhadores.


“O objetivo é viabilizar ações de documentação civil aos apenados", disse Josicleide de Oliveira Freire, assistente social do Balcão Cidadão.


“Inicialmente, nós prestigiamos o presídio Baldomero Cavalcanti porque é onde temos o maior número de trabalhadores atualmente com pendência significativa para viabilização da abertura de conta bancária, questões previdenciárias e de saúde”, acrescentou.


Em janeiro deste ano, foram beneficiados 27 apenados de Alagoas, principalmente do Núcleo Ressocializador da Capital e, em fevereiro, a ação foi direcionada a 17 pessoas do Baldomero Cavalcanti, PSM (Penitenciária de Segurança Máxima) e Cyridião Durval. 


O Balcão Cidadão executa ações no sistema prisional alagoano desde 2012, com resgate do direito à cidadania dos apenados alagoanos.


“Nosso objetivo é continuar seguindo com essas ações junto ao Instituto de Identificação. Nós estamos com uma ação prevista ainda para este mês, mas para atender o presídio Santa Luzia e também as outras unidades que ficaram pendentes de participar da ação”, endossou a assistente social do Balcão Cidadão.