07/11/2022 14:30 | Serviços

Chuvas e falta de energia elétrica prejudicam produção de água

Casal segue monitorando mananciais para garantir qualidade


A empresa lembra que é possível que, em algumas ocasiões, mesmo após o tratamento, a água ainda chegue às torneiras com uma tonalidade um pouco diferente da habitual


Evilásio Almeida / Ascom Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que segue monitorando os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) de todos os municípios, após as chuvas do último fim de semana, que afetaram a qualidade da água bruta em diversas regiões do estado, impedindo a captação e tratamento da água, tendo em vista que o nível de turbidez está elevado.


Além disso, as chuvas carrearam material orgânico (folhas, galhos e lama) para os mananciais, dificultando o processo de tratamento de água que é feito nas estações. A Casal continua comprometida em garantir os padrões de potabilidade da água e, por essa razão, em alguns momentos pode diminuir a vazão de captação, isto é, a quantidade do líquido retirado dos mananciais para tratamento.


A Companhia ressalta que a situação provocada pelas chuvas está afetando a produção de água dos seguintes municípios: Novo Lino, Ibateguara, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes e Rio Largo. Este último está com problemas nas estações do Tabuleiro do Pinto, Mata do Rolo e Jarbas Oiticica, que estão operando com 20% da capacidade.


A empresa lembra que é possível que, em algumas ocasiões, mesmo após o tratamento, a água ainda chegue às torneiras com uma tonalidade um pouco diferente da habitual.


A Companhia trabalha para superar essa dificuldade visando à volta da normalidade da produção de água o mais breve possível.


Falta de energia elétrica

Além das chuvas, a falta de energia elétrica, por parte da Equatorial, ocasionou a paralisação de estações e a suspensão da produção de água de Capela, do povoado Tatuamunha, em Porto de Pedras, e de Mar Vermelho (ficou mais de 24 horas sem potencial elétrico).


A Casal informa que a energia já voltou em Colônia Leopoldina, Jacuípe, Capela e Mar Vermelho e os sistemas já estão operando. Porém, o fornecimento de água, que é feito pelas concessionárias, está em fase de recuperação.