25/05/2022 17:36 | Serviços

Chuvas afetam mananciais e dificultam abastecimento em cidades da Região Metropolitana de Maceió

Mananciais receberam muita carga de sedimentos, o que prejudicou a qualidade da água bruta


Ascom Casal


Diego Barros / Ascom Casal

Algumas cidades da Região Metropolitana de Maceió (RMM) estão com deficiência no abastecimento de água tratada, em virtude das chuvas dos últimos dias e principalmente desta quarta-feira (25). É que as precipitações levaram muitos sedimentos para os mananciais, deixando a água bruta com alterações que dificultam o tratamento.

Por essa razão, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) precisou suspender temporariamente o funcionamento do sistema de abastecimento Osório, em Messias, do sistema de abastecimento de Pilar e de Santa Luzia do Norte.

Nesses locais, a água bruta está com a qualidade que inviabiliza o tratamento, por isso, e seguindo recomendações das portarias e legislação que regem o setor, os sistemas foram temporariamente paralisados. Mas a Casal segue monitorando os mananciais para que, tão logo seja possível, os sistemas sejam reativados. Assim, a água, depois de tratada, será repassada para a BRK Ambiental, responsável pela distribuição aos moradores.

Pela mesma razão das chuvas, a Estação de Tratamento de Água Cansanção, em Murici, opera com vazão reduzida nesta quarta-feira (25).

Já a captação da Mata do Rolo, em Rio Largo, foi paralisada temporariamente hoje para conserto de vazamento em uma adutora. A previsão é finalizar o serviço nas próximas horas e, em seguida, reativar o sistema. Feito isso, a água será repassada para a BRK.

No conjunto Jarbas Oiticica, também em Rio Largo, o sistema de abastecimento foi paralisado, mas devido à manutenção na rede elétrica pela Equatorial. A mesma situação ocorre na Barra de São Miguel, onde uma manutenção na rede elétrica causou uma parada temporária do sistema de abastecimento.