10/08/2021 16:35 | Alagoas Contra Fake

Checado: vacinas são eficazes contra casos graves e mortes pela variante Delta

Mensagem tenta enganar ao sugerir que contágio após vacinação seria sinônimo de ineficácia de imunizantes


Ilustração


Secom Alagoas

Circula em grupos do WhatsApp uma lista de notícias sobre pessoas vacinadas que foram infectadas pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. A mensagem é enganosa. A leitura apenas das manchetes pode causar uma interpretação equivocada. Uma das matérias apresenta, inclusive, a informação de que 97% das novas hospitalizações e 99,5% das mortes por Covid-19 nos EUA ocorrem entre indivíduos não vacinados.

A mensagem, de origem não informada, tenta causar confusão ao gerar interpretações erradas a partir de informações verdadeiras. O conteúdo satiriza e chama de “neurótico” e “palhaço” quem tomou a vacina. Apesar de circular no Brasil, a lista de links apresenta matérias em inglês, uma tática comum em conteúdos falsos e conspiratórios sobre a pandemia.

“Estudo do CDC mostra que 74% das pessoas infectadas no surto de Covid em Massachusetts foram totalmente vacinadas”, diz uma das manchetes. De fato, a informação procede, mas ela não foi contextualizada. Assim como as outras manchetes, os textos se baseiam em casos de contaminação com a variante Delta.

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) divulgou no fim de julho, em um relatório semanal, informações sobre um surto de casos de Covid-19 na cidade no Condado de Barnstable, Massachusetts, após grandes eventos públicos. Dos 469 casos relatados, a maioria das pessoas foi infectada pela variante Delta e quase 80% dos infectados imunizados desenvolveram a doença de forma assintomática. Apenas cinco foram hospitalizados e nenhum óbito foi registrado.

O fato de ser infectado não significa dizer que a imunização é falha, como sugere a mensagem que é compartilhada. Pelo contrário, dados divulgados por autoridades americanas, mostram que 97% dos hospitalizados por Covid-19 e mais de 99% das mortes pela doença são entre pessoas que não quiseram ser vacinadas.

O CDC reforçou no relatório que a vacinação “é a estratégia mais importante para prevenir doenças graves e a morte”, mesmo diante das variantes como a Delta, que o órgão de saúde considera “altamente transmissível”. Por isso, recomenda o uso de máscara.

“A infecção por Delta resultou em cargas virais de SARS-CoV-2 igualmente altas em pessoas vacinadas e não vacinadas.  A recomendação de uso de máscaras foi atualizada para garantir que o público vacinado não transmitisse o vírus inadvertidamente a outras pessoas, incluindo seus entes queridos não vacinados ou imunocomprometidos”, comunicou o CDC .

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique para enviar agora.