28/10/2021 11:36 | ServiçosInstitucional

CGE lança cartilha para orientar servidores públicos de Alagoas sobre a Lei de Acesso à Informação

Material lançado nesta quinta (28), em comemoração ao Dia do Servidor, também traz informações de como utilizar o e-SIC


Artecetera/Reprodução


Roberta Cólen

A Controladoria-geral do Estado de Alagoas (CGE) lançou, nesta quinta-feira (28), a primeira edição da Cartilha do Servidor Público, que tem como objetivo facilitar o entendimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a utilização do Sistema de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

De acordo com a controladora-geral interina da CGE, Adriana Andrade Araújo, a data da divulgação da cartilha não foi por acaso. Ela foi escolhida para hoje, que é quando se comemora o Dia do Servidor Público, e às vésperas do aniversário de 10 anos da LAI. 

"A cartilha traz o tema de uma forma leve e dinâmica com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas dos servidores públicos. Além disso, tem como finalidade fortalecer o sistema de transparência pública do Governo de Alagoas", afirmou.

A cartilha vai estar disponível na sexta (29) para download nos sites da CGE (aperte aqui para acessar) e do e-SIC (aperte aqui para acessar).

A superintendente de Correição e Ouvidoria (Sucor), Fabrícia Oliveira, é a idealizadora da cartilha. Ela explica que devido ao formato instrutivo do material, é possível que, em caso de dúvidas, os servidores usuários do e-SIC consigam entender a operacionalidade do sistema e a aplicabilidade da LAI. de forma rápida e segura.

Ainda de acordo com a titular da Sucor, a ideia de criar a cartilha surgiu justamente a partir das dúvidas dos servidores. "A Controladoria sempre buscou aproximação com os diversos órgãos do Estado, tem elaborado workshops, caravanas e capacitações, a fim de compartilhar questões e sanar dúvidas em relação à Transparência Pública", disse ao ressaltar que o projeto foi cuidadosamente desenvolvido pelos assessores de Controle Interno da CGE.