19/05/2023 16:16 | Gestão e FinançasGoverno Trabalhando

Cerca de 50 contadores participaram da ação do Contribuinte Arretado na primeira edição do Governo Trabalhando

Palestra aconteceu nesta sexta-feira (19), em Delmiro Gouveia, e abordou sobre Malhas Fiscais, Registro 1601, Parcelamento on-line e Cartão Amarelo

Iniciativa reuniu equipes da Sefaz, Conselho Regional de Contabilidade e Sebrae.

Ivo Neto / Ascom Sefaz

Karyne Gomes / Asom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) promoveu, nesta sexta-feira (19), uma série de palestras sobre diversos procedimentos tributários, por meio do programa Contribuinte Arretado. O momento reuniu auditores fiscais do órgão e cerca de 50 contadores da região do sertão alagoano. O encontro aconteceu no Memorial Delmiro Gouveia, durante a primeira edição do Governo Trabalhando.

“Esse programa Contribuinte Arretado veio para trazer um novo olhar, tanto para a Sefaz, quanto para os contadores e os contribuintes. O fisco é essencial à administração pública e a arrecadação de imposto, e só é rígido com os maus contribuintes. Então, a ideia do programa é promover melhorias e uma maior aproximação entre as partes envolvidas”, pontuou a secretária de estado da Fazenda, Renata dos Santos.

O secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, enfatizou, durante o evento: “A estratégia é simplificar a receita e modernizar os relacionamentos, e vocês são protagonistas desse momento. Contamos muito com vocês para que isso aconteça e traga benefícios para todos", disse ele.

As palestras deram oportunidade aos contadores para sanar dúvidas práticas e teóricas a respeito de Malhas Fiscais, Registro 1601, Parcelamento on-line e Cartão Amarelo. Segundo a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, o evento foi de grande importância, pois explicou sobre a execução de leis, decretos e instruções normativas vigentes em Alagoas.

“Esse evento foi significativo, porque geralmente não conseguimos ir até o Sertão. Então, levar essa interação para os contadores, reforçar o programa Contribuinte Arretado e esclarecer dúvidas foi fundamental, tanto para a classe contábil quanto para a equipe da Sefaz. Aqui, conhecemos as dificuldades enfrentadas por eles e explicamos nossos trabalhos em relação aos critérios de conformidade tributária, o que fez uma grande diferença”, frisou.

A superintendente Alexandra ainda enfatizou que essa ação foi mais uma oportunidade para exemplificar de forma prática os procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações tributárias.

Também presente na palestra, a líder do Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, disse que essa troca é enriquecedora para o aprimoramento do programa, bem como para oferecer um melhor suporte aos contribuintes.

“Esses encontros são relevantes, pois funcionam como veículo propulsor de uma sinergia fundamental entre a Secretaria da Fazenda, os contadores e os contribuintes, de modo a propiciar uma troca muito rica mediante a qual tomamos conhecimento das dúvidas e dificuldades deles”, afirmou.

O conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Silvanio Carvalho Bezerra, que atua em Delmiro Gouveia, também participou. "É fundamental que os profissionais e empresários estejam cientes das mudanças na legislação e possam corrigir as falhas operacionais que afetam os empresários. Além disso, essa iniciativa promove uma maior proximidade entre o contribuinte e o fisco, proporcionando transparência e conforto, tanto para os contribuintes quanto para os empresários. Eu trabalho nesse ramo há 27 anos”, expressou.

A iniciativa teve o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).