25/01/2023 14:00 | Meio AmbienteAgricultura

VIDA NO SERTÃO

Centro Xingó exibe tecnologias sociais que facilitam a convivência no semiárido

As ações demonstrativas contribuem para viabilizar a convivência harmônica com as condições climáticas da região


Cisterna de sistema de enxurrada

Ascom/Centro Xingó


Giselly Vitória*

O Centro de Convivência com o Semiárido (Centro Xingó), iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS-Brasil), tem auxiliado o dia a dia das famílias que residem na região sertaneja. Com demonstrações de metodologias sustentáveis, o Centro promove bem-estar ao povo sertanejo e auxilia os agricultores familiares a se adaptarem ao clima semiárido do sertão.


Localizado em Piranhas, o Centro Xingó evidencia benefícios sustentáveis das tecnologias sociais que contribuem para uma melhor convivência nas condições climáticas da região, além de oferecer suporte aos produtores e residentes sertanejos.


Ao todo, o Centro expõe 16 tecnologias sociais que apresentam estruturas acessíveis e manejos sustentáveis como: barragem base zero (diminui a velocidade da água e impede que os nutrientes do solo sejam arrastados), biodigestor (produz biogás e biofertilizante), canteiro econômico (técnica de cultivo utilizando pouca água), cisternas enxurrada, calçadão e de primeira e segunda água ( todos armazenam água da chuva), dessalinizador (utiliza caroço de umbu, para eliminar a salinidade da água), desvio automático (dispositivo para proteção sanitária de cisternas), ecofogão (diminui o consumo de madeira), sistema agroflorestal/SAF (sistema que planta e cultiva árvores e produtos agrícolas em uma mesma área), bomba d’água trampolim (coleta de água das cisternas) e sistema de boia para lavagem de telhado.


Essas metodologias demonstrativas foram projetadas para contribuir com a subsistência  e suprir carências que existem em decorrência de fatores climáticos. “As tecnologias sociais promovem a melhoria da condição de vida, transformação social, sempre com ações integradas com a sustentabilidade. E atuam em áreas importantes para a manutenção e desenvolvimento da região, como segurança hídrica, alimentar e energética. Geralmente, são de baixo custo e de fácil construção”, ressaltou Juliana Fernandes, gestora do Acordo de Cooperação entre Seagri e IABS.


O Centro Xingó colabora com o desenvolvimento da região oferecendo conhecimentos diários sobre o convívio com o semiárido, auxiliando a qualidade de vida dos sertanejos em situação de vulnerabilidade social, gerando renda por meio de investimentos governamentais e visitas à extensão da sede.


*Sob supervisão