05/04/2023 17:42 | Educação

Centro de Educação Especial realiza ação de conscientização sobre o autismo

Referência no atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, espaço acolhe 100 estudantes


Atividades mobilizaram os alunos participantes do Programa de Atenção à Pessoa com Autismo

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Em alusão à campanha Abril Azul, de conscientização sobre o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o Centro de Educação Especial Professora Wandette Gomes de Castro, localizado no bairro do Poço, em Maceió, promoveu, nesta quarta-feira (5), uma ação direcionada aos estudantes da unidade que é referência no atendimento às pessoas com autismo. As atividades mobilizaram os alunos participantes do Programa de Atenção à Pessoa com Autismo (Proapsa), reunidos em um circuito psicomotor montado pelos professores da educação física adaptada.


Professora de educação física do Centro, Ticiane Rocha conta que, com a ação, os estudantes puderam trabalhar a coordenação motora e vivenciar atividades em grupo. “Nossa equipe de educação física organizou esse circuito psicomotor para proporcionar um momento coletivo em nosso espaço, com cada estação buscando trabalhar uma parte motora das crianças, como atenção, concentração e agilidade. Foi uma ação pensada especialmente para esse público, a fim de trabalhar várias capacidades físicas, permitindo, assim, que os alunos possam desenvolver suas habilidades motoras, que são muito importantes para uma criança com TEA”, relatou a educadora.


A equipe da Gerência da Educação Especial da Seduc também esteve presente na ação. Para a gerente de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção da Seduc, Shayane Farias, ações como esta são fundamentais para o combate ao capacitismo. “É importante a gente sempre falar sobre o Autismo, para que possamos fazer com que as pessoas consigam ter um olhar diferenciado, combatendo, principalmente, o preconceito que ainda rodeia esse público”, destacou.


Referência em Alagoas

Há quase 30 anos, o Centro Wandette oferta Atendimento Educacional Especializado (AEE) para promover o desenvolvimento cognitivo de estudantes com TEA, além de estudantes com deficiência intelectual, síndrome de Down e nanismo.


A unidade acolhe 162 estudantes. Desse total, 100 são autistas, com as equipes desenvolvendo várias atividades visando à inclusão social e desenvolvimento educacional, por meio do Proapsa. As ações envolvem uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da educação física e da psicopedagogia, além de professores de música e artes.


“Na estrutura do Centro Wandette, o Proapsa é um dos nossos programas por meio dos quais atendemos estudantes com autismo, com idade entre 3 e 14 anos, que estejam matriculados na rede regular de ensino. No contraturno das aulas, ele vêm ao Centro para receber esse atendimento especializado. Ao chegar aqui, nossa equipe avalia qual o grau de suporte para cada estudante, para que ele seja atendido de acordo com as suas necessidades”, explicou a gestora da unidade, Solange Barbosa.


*Sob supervisão