15/12/2022 14:20 | Assistência Social

Censo SUAS 2022: ferramenta de diagnóstico fortalece Política de Assistência Social

Estado e municípios alagoanos devem preencher questionários até 16 de dezembro


Natália Xavier


Karina Lima Moraes / Ascom Seades

O Censo SUAS 2022 está aberto para Estados e Municípios de todo o país. Alagoas tem até sexta-feira (16) para o preenchimento dos 14 questionários disponíveis no endereço https://aplicacoes.mds.gov.br. De caráter obrigatório, a ferramenta de diagnóstico da oferta de serviços fortalece a Política de Assistência Social com o mapeamento das demandas socioassistenciais.


A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) já preencheu os questionários referentes à Gestão, aos Conselhos e Fundos. Quase 100% dos municípios alagoanos estão com os seus dados atualizados. Voltado à coleta de informações de unidades como Cras, Creas, Centros Pop e Residência Inclusiva, o Censo delineia o perfil de unidades, serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São 11 questionários direcionados aos Municípios e três aos Estados, que devem ser preenchidos de acordo com os serviços disponíveis em cada localidade.


Aline Rodrigues, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social,  avalia a  importância do Censo SUAS. “O Censo Suas é uma ferramenta fundamental para diagnóstico da Política de Assistência Social em todo o território brasileiro. Os questionários do Censo começaram a ser aplicados em 2007. O primeiro foi o dos Cras. Nós começamos a fazer o acompanhamento para os Municípios, o apoio técnico quanto ao preenchimento. À medida que o SUAS foi evoluindo, os equipamentos sociais foram se expandindo e os questionários também se ampliaram. Hoje, temos 14 tipos de questionários, que permeiam todos os tipos de serviço”, disse a gestora.


A titular da pasta pondera sobre o papel da Seades no processo de preenchimento dos dados. “O papel da Seades é o de fazer a assessoria técnica, capacitar os municípios e acompanhá-los para que todos consigam fazer o preenchimento das informações. Elas precisam ser qualificadas e fidedignas à realidade municipal. O Estado também participa deste momento de diagnóstico, porque ele também precisa fazer o preenchimento destas informações. É a partir do Censo SUAS que as informações são sistematizadas e é possível entender a oferta e a demanda de cada um dos municípios”, complementou.


Parte da Vigilância Socioassistencial, o Censo SUAS foi regulamentado pelo Decreto Federal nº 7.334, de 19 de outubro de 2010. A base e os resultados do Censo SUAS 2022 serão divulgados no próximo ano, pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério da Cidadania.