19/04/2023 11:52 | Cidadania

Censo da Pessoa com Deficiência está disponível para ser respondido online

Informações coletadas nortearão o governo na elaboração de políticas públicas mais assertivas para PCDs em Alagoas


Pesquisa pode ser respondida através de formulário online disponível no site da Secdef

Ascom Secdef


Lívia Holanda / Ascom Secdef

A Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência está promovendo o Censo Estadual da Pessoa com Deficiência. O objetivo da pesquisa é levantar o maior número possível de informações e dados relativos às pessoas com deficiência em Alagoas. São esses dados que vão dar ao Governo do Estado o subsídio para a elaboração de políticas públicas efetivas para essa parcela da população.



A pesquisa pode ser respondida através de formulário online disponível no site da Secdef. O questionário é acessível em Libras, compatível com softwares leitores de tela utilizados por pessoas com deficiência visual, e pode ser preenchido pela própria pessoa com deficiência ou por seus representantes legais, desde que as informações fornecidas sejam referentes à pessoa com deficiência.


“O Censo da Pessoa com Deficiência é tão importante para os alagoanos com deficiência quanto o é para nós, gestores. As informações que serão fornecidas pela população vão nos dizer quais as grandes necessidades e urgências dessas pessoas nos mais diversos âmbitos de suas vidas. Por isso, quanto mais pessoas responderem, mais assertivo será o planejamento das nossas ações” afirma a secretária da pasta, Aline Rodrigues.


A previsão inicial é de que o formulário esteja disponível para ser respondido pelos próximos quatro meses. A Secdef fará visitas aos municípios e às instituições que atendem pessoas com deficiência em todas as regiões do estado para apresentar a pesquisa e ampliar a adesão da população a ela.