10/03/2023 14:18 | Serviços

Avanço

Casal inova em tecnologia e melhora tratamento de esgoto em Arapiraca e Batalha

Trabalho foi realizado por técnicos da Companhia que fizeram uso da plataforma My-Maps


Ascom Casal


Evilásio Almeida / Ascom Casal

Os sistemas de esgotamento sanitário de Arapiraca e Batalha operados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já estão georreferenciados. O trabalho foi realizado pela Supervisão de Tratamento de Esgoto (Suptre/Gedop), que fez uso da plataforma My-Maps. Nesta ferramenta estão presentes os descritivos situacionais, melhorias, cloração e biorremediação, bem como vídeos e imagens dos sistemas estudados, facilitando o acesso à visualização deles.


A desinfecção por cloro é responsável pela redução da colimetria (quantificação específica de coliformes fecais presentes em amostras de esgoto) e da presença de patógenos após o tratamento. A ação da equipe do setor de tratamento contribuiu para a redução de mais de 50% de patógenos em apenas um mês de operação.


A biorremediação, técnica que utiliza micro-organismos para diminuir a contaminação de efluentes, foi responsável no impacto positivo na cidade de Arapiraca, pelo aumento da eficiência do tratamento do esgoto bruto, evitando a carga de poluentes e mantendo o efluente final dentro dos níveis exigidos pelos órgãos ambientais. Além disso, a comunidade de Santa Lúcia, também em Arapiraca, foi afetada positivamente com a redução dos odores provenientes do esgoto tratado.


Segundo o titular da Suptre, Alfredo Brechó, o trabalho está tendo um bom resultado e já começou a ser feito na capital, em sistemas que são operados pelas concessionárias Sanama e Sanema e gerenciados pela Casal. “Estamos estendendo esse serviço para Maceió. O objetivo dessa iniciativa é conseguir a redução de patógenos no tratamento de efluentes, diminuindo a contaminação por micro-organismo e impactando de forma positiva a imagem da Companhia nos cenários estadual e nacional diante da população e dos órgãos fiscalizadores do meio ambiente. Além disso, a empresa consegue se manter atualizada com a situação de todos os seus sistemas”, destacou.