31/05/2022 17:24 | Serviços

Casal e Agreste Saneamento trabalham para retomar abastecimento de água em cidades do Agreste

Técnicos atuam para solucionar vazamento em adutora de 400 milímetros, o que tem afetado o abastecimento em diversos municípios

Casal trabalha para resolver problema em adutora

Ascom Casal

Thaís Letícia/ Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Unidade de Negócio Agreste, informa que, devido às fortes chuvas dos últimos dias, os sistemas de produção e distribuição de água de alguns municípios da região estão com seu funcionamento interrompido temporariamente ou operando com deficiência.

No Sistema Coletivo do Agreste, responsável pelo abastecimento de várias cidades da região, incluindo os bairros da parte baixa de Arapiraca, foi encontrado, na tarde de sábado (28), um vazamento em uma adutora de 400 milímetros de diâmetro. Foi constatado pela Casal e pela Agreste Saneamento, empresa responsável pela operação do sistema, que esse vazamento estava retirando pressão da rede e causando deficiência no abastecimento dessas localidades desde o dia 25 de maio - última quarta-feira.

Desde que o rompimento da adutora foi localizado, equipes da Casal e da Agreste Saneamento estão mobilizadas para realizar os serviços de reparo. No entanto, ainda não há previsão de retorno do fornecimento de água por meio da adutora de 400 milímetros, visto que os diversos pontos de alagamento no local estão prejudicando o trabalho das equipes técnicas.

Enquanto isso, o Sistema Coletivo do Agreste segue operando apenas com a adutora de 600 milímetros de diâmetro, o que pode causar deficiências no abastecimento das regiões atendidas.

Já o Sistema Adutor do Agreste vem sofrendo oscilações para a realização do tratamento da água em virtude das chuvas dos últimos dias, que prejudicaram a qualidade da água bruta no Rio São Francisco. Desse modo, para que a água seja tratada, é preciso reduzir a vazão na captação, uma vez que o processo de tratamento torna-se mais demorado. Essa situação também está afetando o fornecimento do líquido para os bairros da parte alta de Arapiraca, além das cidades de Craíbas e Igaci.

A Casal e a Agreste Saneamento seguem monitorando a qualidade da água bruta no Rio São Francisco e, tão logo seja possível, o volume na captação voltará à sua vazão normal. Quando isso ocorrer, o abastecimento das áreas atendidas será retomado gradativamente.

Piaçabuçu

No município de Piaçabuçu, o sistema de abastecimento precisou ser paralisado em decorrência de problemas mecânicos na captação, que fica no povoado Penedinho.

A Casal, por meio de sua  Gerência de Manutenção Eletromecânica (Gemem/Sutec), mantém equipes técnicas no local trabalhando na manutenção do equipamento defeituoso. Assim que o serviço for concluído, o equipamento entrará em operação e o abastecimento da cidade será retomado de forma gradativa.

São Sebastião

Em São Sebastião, o fornecimento de água está temporariamente suspenso devido a um vazamento na adutora Junqueiro-São Sebastião. Em decorrência das fortes chuvas, e por ser uma localidade de difícil acesso, a equipe da Companhia está buscando abrir uma nova estrada para acessar o ponto rompido da tubulação e, assim, realizar o serviço de manutenção. Esse trabalho segue em andamento.

Traipu

Já no município de Traipu, o sistema de abastecimento está parado devido a problemas mecânicos na captação. Nesta terça-feira (31), a equipe da Casal conseguiu acessar o local, porém, devido à grande quantidade de vegetação e resíduos presentes no rio, o conjunto motobomba está perdendo vazão de forma rápida. Os profissionais da Companhia seguem no local, monitorando o funcionamento do equipamento.

Igreja Nova

Assim como em Traipu, o sistema de abastecimento de água do município de Igreja Nova também está parado por conta de problemas elétricos. Técnicos da Casal conseguiram solucionar a situação na Estação Elevatória de Água Tratada, no entanto, o sistema segue com a operação deficiente devido ao alagamento em um dos poços causado pelas chuvas.

Para outras informações, a Casal disponibiliza aos moradores o Call Center 0800 082 0195, número que também está disponível para o aplicativo WhatsApp.