15/02/2023 12:39 | Segurança

SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Carnaval terá reforço de mais de sete mil integrantes das forças de segurança

Ação planejada pela SSP contempla todos os municípios alagoanos, levando tranquilidade aos foliões durante o período carnavalesco

Operação Carnaval 2023 contará com abordagens, patrulhamento, policiamento ostensivo e rondas, além de plantões nas delegacias e unidades da Polícia Científica

Ascom SSP/AL

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

O Governo do Estado vai mobilizar, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), um efetivo de mais de sete mil integrantes das forças de segurança para garantir tranquilidade aos foliões e à população em geral, em todos os municípios alagoanos, durante os festejos carnavalescos.

A Operação Carnaval 2023 terá início no próximo sábado (18) e se estende até a terça-feira (21), com ações de abordagem, policiamento ostensivo em locais de festa, rondas em toda a faixa litorânea e lagunar, além de plantões nas delegacias e também das unidades de Polícia Científica.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, disse que o planejamento realizado pelas forças de segurança de Alagoas dará cobertura o estado com reforço no policiamento. “É uma grande operação, que vai contemplar a capital e todos os municípios alagoanos. Assim como nas prévias, o planejamento foi um sucesso e tenho certeza que teremos um carnaval de paz e tranquilidade também”, afirmou.

De acordo com o planejamento, a Polícia Militar de Alagoas empregará cerca de cinco mil militares, entre os policiais escalados para o policiamento ordinário e as escalas extras. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) empregará cerca de 2.300 policiais militares em Maceió e em toda a Região Metropolitana, que vai da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel.

Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) disponibilizará um efetivo total de 2.645 policiais, que serão empregados em todos os municípios do interior. Este ano, o embarque das tropas para os municípios do interior acontecerá em dois dias, no sábado (18) e na segunda-feira (20), saindo às 6h45, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, no bairro do Trapiche da Barra.

Os Batalhões especializados (Bope e Pelopes) estarão com todo o efetivo de prontidão, caso haja necessidade de emprego em situações de grande complexidade, tanto na capital, como no interior.

Polícia Civil

A Polícia Civil disponibilizará cerca de 1.200 policiais, entre agentes de polícia, escrivães e delegados, para atuar ao longo de todo o período carnavalesco. Haverá atendimento 24 horas para confecção de boletins de ocorrência nos postos instalados em Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Piranhas e Coruripe. Estarão em funcionamento também 13 delegacias de plantão, a Central de Flagrantes e a Delegacia de Homicídios (DHPP).

Já no interior do Estado, as 11 delegacias regionais estarão em funcionamento, porém, a Regional de Matriz de Camaragibe terá o serviço deslocado para Maragogi, a Regional de União dos Palmares funcionará em Murici e a Regional de Batalha terá os serviços cartorários feitos na unidade de Pão de Açúcar. Além disso, haverá duas Deplans em funcionamento na Barra de São Miguel e em São Miguel dos Milagres.

Corpo de Bombeiros

Cerca de 800 bombeiros militares serão empregados nos quatro dias de carnaval em Alagoas. Conforme planejamento operacional da corporação, o efetivo será distribuído em todo o Estado, com foco especial em pontos onde haverá maior concentração de pessoas, tanto em praias, quanto lagoas e no rio São Francisco.

Em Maceió, haverá viaturas de resgate e salvamento, além de combate a incêndio, distribuídas em pontos estratégicos, tanto da parte alta quanto na parte baixa da cidade, para que o tempo-resposta de atendimento de eventuais ocorrências seja otimizado. Ao longo da faixa litorânea da capital e Região Metropolitana haverá efetivo reforçado nos postos de guarda-vidas.

No interior, os Grupamentos também farão rondas e outras ações preventivas que contemplem balneários com grande fluxo de pessoas e nas cidades onde haverá blocos carnavalescos.

Polícia Científica

A Polícia Científica também terá uma escala extra dos papiloscopistas do Instituto de Identificação, iniciada a partir de sexta (17) até quarta-feira de Cinzas (22), para atividades restritas a exames de necropapiloscopia e solicitações de casos de urgências de fichas de identificação civil e de antecedentes criminais de todos os estados da Federação. Já as equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) manterão as escalas normais de plantão para as demandas desse período.

O grupamento Aéreo da SSP também estará atuando em todo o carnaval, tanto em patrulhamentos preventivos na faixa litorânea e lagunar, como dando suporte às equipes policiais e de resgate e salvamento.