15/02/2023 16:35 | Segurança

SEPRV E CBTU

Campanha orienta funcionários e passageiros de trens urbanos sobre o risco das drogas e do álcool

Equipes da secretaria também apresentaram os serviços da Rede Acolhe para tratamento gratuito de dependentes químicos em Alagoas


Ação percorreu todas as estações de trem da capital, iniciando na Estação Gustavo Paiva, em Rio Largo, e seguindo até a última parada, no Centro de Maceió

Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade e Inclusão da CBTU, promoveram, nesta quarta-feira (15), uma campanha de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas. A ação percorreu todas as estações de trem da capital, iniciando na Estação Gustavo Paiva, em Rio Largo, e seguindo até a última parada, no Centro de Maceió.


Segundo o psicólogo especialista em dependência química da Seprev, Junior Amaranto, a iniciativa fez referência ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo – 20 de fevereiro – e buscou conscientizar usuários e funcionários sobre os impactos do uso de substâncias ilícitas e do álcool para a saúde, além de combater o consumo abusivo de bebidas alcoólicas no período de carnaval.


“A poucos dias do carnaval, nós antecipamos estrategicamente a campanha do 20 de fevereiro para conscientizar a população que faz uso dos trens e VLTs acerca dos riscos relacionados ao uso de drogas e, principalmente, ao consumo abusivo do álcool. A ideia é levar informação de valor para que essas pessoas curtam as festividades, mas de forma consciente e segura: evitando os excessos, passando a chave quando beber, dando preferência a bebidas não alcoólicas e muito mais”, disse o psicólogo.


Para o senhor Edmilson Vicente, usuário do VLT, a campanha veio no momento certo e irá contribuir para a redução da violência no período de carnaval. “No carnaval é mais fácil você ver pessoas passando dos limites e às vezes até evitamos frequentar certas festas por causa disso. Acredito que se as pessoas tiverem consciência na hora de curtir a folia será mais seguro para você ir com a família e reunir os amigos”, comenta.


Na oportunidade, as equipes técnicas da Seprev também apresentaram aos usuários do transporte público os serviços oferecidos pela Rede Acolhe. O programa para tratamento de dependentes químicos do Governo de Alagoas conta com 34 comunidades terapêuticas que oferecem gratuitamente 750 vagas para acolhimento na capital e no interior do estado.


Marcos Aurélio, membro do GT de Diversidade e Inclusão da CBTU, ressaltou durante o percurso que a dependência química representa um problema de saúde pública que deve ter a atenção de todos.


“Aqui nos trens e VLTs nós recebemos diariamente muitas pessoas e, naturalmente, pessoas que fazem uso de drogas, sejam elas lícitas ou não. Na maioria das vezes, o usuário não tem consciência de quando está abusando e o quanto isso pode prejudicar a sua saúde física e mental. A parceria entre a Seprev e a CBTU veio oferecer uma oportunidade para que essas pessoas reflitam sobre os riscos e repensem o uso desse tipo de substância para que vivam o melhor de si”, afirmou.