09/02/2023 16:15 | Segurança

Bombeiros atuarão em Maceió e no interior do estado durante o Carnaval

Ações dos bombeiros visam principalmente um trabalho de prevenção em municípios banhados pelo mar, lagoas ou rios



Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

A adoção de medidas de segurança nos espaços de eventos durante o período de carnaval é uma das orientações do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) aos organizadores. Nas redes sociais, a corporação divulgou um material de cuidados e prevenção a acidentes durante o período festivo. O texto educativo traz instruções em caso de acidentes de trânsito, afogamentos e cuidados na praia.


As atividades de orientação e prevenção contarão com quadriciclos, motos aquáticas, bandeiras e placas de orientação, postos de guarda-vidas e apoio de uma aeronave preparada para os atendimentos. O Corpo de Bombeiros lembra que a população precisa estar atenta às sinalizações na areia que indicam se o local é seguro para banho, como explicou a major Viviane Suzuki, da Comunicação dos Bombeiros. Ela lembrou ainda que a entrada no mar deve ocorrer em locais próximos aos postos de guarda-vidas, sempre delimitados pelas bandeiras com as cores vermelho sobre amarelo.


O grande fluxo de pessoas circulando nas rodovias que dão acesso ao Litoral aumenta a chance de acidentes. As equipes de atendimento emergencial e socorro estarão atuando em parceria com ouros órgãos do Estado ou municípios para atender situações em que a vida do cidadão esteja em risco. Caso o cidadão necessite de ajuda, deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone emergencial 193.

Dicas de Segurança 

- Procure sempre local onde exista a presença de Guarda-vidas da equipe do Corpo de Bombeiros.

- Fique atento e respeite as placas de advertência. Não entre em águas com aviso de perigo.

- Não faça refeições pesadas antes de entrar na água.

- Cuidado redobrado ao mergulhar em águas desconhecidas. Procure conhecer a profundidade do local, principalmente em lugares que possuem pedras, como rios e cachoeiras.

- Evite nadar próximo a barcos ou outras embarcações.

 - Respeite a sinalização de trânsito e sempre utilize cinto de segurança. Além disso, realize revisão periódica em seu veículo e respeite a faixa de pedestre.

- Ainda é essencial instalar equipamentos obrigatórios de segurança para o transporte de bebês e crianças. Para a instalação, siga rigorosamente as instruções constantes no manual do fabricante.

- Para menores de 1 ano, utilize bebê conforto, colocada no banco de trás, de costas para o motorista. Para crianças entre 1 e 4 anos, utilize a cadeirinha tipo poltrona reversível, presa ao cinto de segurança, no banco de trás. Já para crianças entre 4 e 7 anos e meio, utilize assentos de elevação ou poltrona booster. A criança de 7 anos e meio até os 10 anos deve ficar no banco traseiro, sempre presa ao cinto de segurança.

- Os bombeiros reiteram que a população não use o celular enquanto dirige. Segundo pesquisas, um em cada quatro acidentes tem um motorista digitando algo no celular. Isso significa estatisticamente, que escrever no celular quando se está ao volante é seis vezes mais perigoso do que dirigir embriagado.

- Caso estejam com crianças, procurar um Guarda-Vidas e pegar a pulseira de identificação, evitando assim que ela se perca e se isso acontecer, facilitando o seu retorno à família;

- Não adentrar ao mar após ingerir bebida alcoólica e estar sempre acompanhado;

- Não ultrapassar o limite de água na cintura;

- Não dirigir após ingerir bebida alcoólica;

- Sempre buscar informações se o ambiente frequentado tem autorização para funcionamento.