28/12/2022 13:53 | SegurançaEducação

Bibliotecas do Sistema Prisional Alagoano farão parte do Cadastro Nacional

Os livros são dos projetos de remição por leitura desenvolvidos pela Seris


Atualmente, a Seris já dispõe de mais de mil livros no acervo, cadastrados e catalogados

Jorge Santos


Janaina Marques / Ascom Seris

A leitura transforma vidas e já vem mudando a realidade de mais de mil reeducandos do Sistema Prisional Alagoano. Graças aos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), como o projeto “Lêberdade”, iniciado em 2017, e o de “Remição por Leitura”, criado em novembro de 2022, mais de mil reeducandos já conseguiram reduzir a pena por meio da leitura de livros.


Os projetos de incentivo à Leitura funcionam por meio da diminuição de dias da pena a cada livro lido. A cada obra literária lida, o reeducando pode reduzir de três a quatro dias de pena. O sucesso dos projetos já atravessou as portas do presídio, e agora as bibliotecas implantadas farão parte também do Cadastro das Bibliotecas Nacionais.


Com isso, as três bibliotecas instaladas nas unidades penitenciárias, que são o Presídio do Agreste, Núcleo Ressocializador da Capital e da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira farão parte da lista das Bibliotecas do Estado de Alagoas. Com isso, todos os livros que compõem as bibliotecas da Seris passarão por revisão e atualização, além de todo o apoio necessário da Biblioteca Central do Estado.


Segundo a policial penal e gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, Cinthya Moreno, a inclusão no Cadastro Nacional irá proporcionar melhorias para os projetos desenvolvidos, além de um reconhecimento pelo trabalho feito. 


“Com a participação no Cadastro Nacional nos auxiliará no tocante ao aumento e atualização constante do nosso acervo, como também no controle de qualidade das obras recebidas. Isso garante que possamos aumentar o número de alunos nos projetos de remição por leitura, garantindo, desta forma, maior quantidade de livros de qualidade”, frisou a gestora.


A Biblioteca Central do Estado já vai entregar, nesta quinta-feira (29), às 10h da manhã, os primeiros kits literários para reforçar o acervo das bibliotecas do sistema prisional. Atualmente, a Seris já dispõe de mais de mil livros no acervo, cadastrados e catalogados. A Pasta também possui parceria com órgãos governamentais como Depen e Poder Judiciário, por meio da promoção de ações de incentivo à doação. Um exemplo disto é a parceria desenvolvida pela Vara de Execuções Penais, na qual incentiva que a pena pecuniária seja revertida em doação de livros para o projeto de Remição por Leitura.