09/11/2022 18:05 | Cultura

Biblioteca do Congresso americano solicita livros produzidos com apoio do Governo de Alagoas

Library of Congress já pediu 27 títulos publicados em parceria entre Fapeal, Imprensa Oficial e EdUneal


Produção alagoana está ultrapassando as fronteiras do país


Naísia Xavier e Clau Soares

Pela segunda vez, a Library of Congress, biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washignton, solicitou a doação de publicações divulgadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), em parceria com a Imprensa Oficial e a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal). Na terça-feira (08), a Fapeal entregou à Library sete títulos produzidos com incentivo do Governo de Alagoas. E, em setembro de 2021, já haviam sido doados 20 livros da Coleção Alagoas Bicentenário.

 

Dos sete títulos doados, seis foram teses e dissertações científicas selecionadas em colaboração com a Edufal e uma foi a coletânea “Cantiga das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que é uma obra da EdUneal. Os volumes foram entregues pessoalmente à bibliotecária Maria Lúcia Torres Machado, da Library of Congress, no escritório da fundação americana, que funciona no Rio de Janeiro, uma das seis instituições que há pelo mundo. De acordo com Maria Lúcia, os livros serão catalogados e processados e, em seguida, enviados ao acervo em Washington, D.C, que constitui a maior biblioteca pública do mundo.

 

“Enviar os títulos das coleções ‘Raízes das Alagoas’ e ‘Alagoas Bicentenário’, e as obras fomentadas por meio dos editais da Fapeal, significa o reconhecimento de um importante trabalho desenvolvido na instituição, que há seis anos vem primando pelo incentivo e fortalecimento da produção editorial de Alagoas”, disse a doutora em Biblioteconomia Rosaline Mota, que fundou o arquivo da Fapeal e coordenou as publicações da Fundação junto à Imprensa Oficial.

 

Para o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, esse fato demonstra a qualidade do material e da produção científica e acadêmica que Alagoas desenvolve com o apoio do Governo do Estado. “Nossa produção está ultrapassando as fronteiras do país, chegando a um público maior”, disse.

 

Cantigas das Destaladeiras

 

De acordo com o professor Renildo Ribeiro, diretor da EdUneal, “Cantigas das Desstaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que também foi solicitada pela Library of Congress, é uma obra é de grande importância para o resgate e conservação da identidade cultural de Alagoas e do agreste fumageiro, em especial.

 

“O autor, Zezito Guedes, é um grande autodidata: Patrimônio Vivo do Estado, escultor, pintor, folclorista, pesquisador e grande intelectual, que muito honra Arapiraca e toda Alagoas”, disse Renildo Ribeiro.