23/05/2023 18:19 | Saúde

Atividades lúdicas conscientizam pacientes sobre o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescente

Ação foi realizada por integrantes da Brinquedoteca Alegre e Brinque, em parceria com a equipe da Área Lilás e o Grupo de Trabalho Humanizado do Hospital de Emergência do agreste


Atividades lúdicas incluem a conscientização para a criançada internada no Hospital

José Gabriel / Ascom


Tony Medeiros / Ascom HEA

A conscientização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes tem conquistado cada vez mais espaço no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Com atividades lúdicas realizadas pela Brinquedoteca Alegre e Brinque, em parceria com a equipe da Área Lilás e o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), as informações têm sido repassadas em ações diárias na recepção e nas enfermarias do maior hospital público do interior de Alagoas.


Para chamar a atenção de crianças e adultos internados na instituição, os brinquedistas fazem brincadeiras educativas a respeito do assunto, como o "Semáforo do Toque", que explica quais pontos do corpo da criança podem ser tocados por outras pessoas, sendo que o sinal vermelho restringe o contato.


"É uma maneira de brincar e ensinar para que a gente também possa contribuir nesta luta diária que é combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes", explicou Eliflan Gomes, assistente social e integrante da Brinquedoteca do HEA.


Nas ações também são distribuídos brindes e panfletos explicativos. As cores e as contações de histórias em cada atividade encontram adultos que apoiam a causa e passam a colaborar nesta conscientização.


"É muito boa a participação dos acompanhantes e pacientes adultos que também prestam atenção nas atividades. Além dos profissionais que são agentes multiplicadores das informações e vêem como é o dia a dia no hospital", disse Rodrigo Barbosa, responsável pelo GTH. O HEA é referência para estes tipos de atendimento na II Macrorregião de Saúde, que é composta por municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. "


O trabalho de conscientização é fundamental para que adultos possam proteger as crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual. Inocentes e indefesas precisam de total proteção e este trabalho no hospital reflete lá fora, nas comunidades e nas famílias", afirmou a diretora do HEA, Bárbara Albuquerque.