19/12/2022 13:56 | Cultura

Artista Arapiraquense cria obras inspiradas em Mestras da Cultura Popular Alagoana

Exposição de Izabella Vitória será lançada no dia 22 de dezembro, na Vila Vinil, em Arapiraca

Ascom Secult

A artista Izabella Vitória homenageia personalidades da cultura alagoana em sua nova exposição, intitulada “Retrato Reencanto”, que acontecerá no dia 22 de dezembro, a partir das 21h, na Vila Vinil, no bairro Santa Esmeralda em Arapiraca, interior de Alagoas. A abertura contará com o pocket show de Maria Eduarda.

A mostra tem o intuito de instigar uma inspiração emancipatória e de pertencimento no imaginário popular através da criação de um cenário onde mulheres e mestras de cultura alagoanas foram ressaltadas, ilustrando suas revoluções individuais como força propulsora coletiva, tecendo o desejo de um mundo possível e distante das opressões sociais. A destaladeira e compositora Mestra Rosália, a artesã Sil da Capela, Mestra Traíra do Mané do Rosário, Joana Gajuru estão entre as retratadas.

O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Izabella Vitória

Artista Multimídia, Izabella Vitória vive e desenvolve seu trabalho artístico em Arapiraca com pesquisa focada no fazer artesanal e experimental. Trabalha com diferentes materiais e suportes, tendo a pintura como linguagem central em sua produção recente. Sua primeira exposição individual "Casa de Passagem", em 2019, a partir de um projeto em colaboração com o abrigo Maria das Neves, Arapiraca(AL). Colaborou com artistas e produções entre feiras e festivais de arte e cinema, obras visuais, audiovisuais e álbuns musicais na criação de capas para álbuns musicais, cenários, indumentárias e produção de arte para clipe musical. Assina a direção dos curtas-metragens "O Canto", financiado pela Ancine e produzido pela Ceu Vermelho Fogo Filmes e "O funeral de Amarilis", produção independente apoiada pela Lei Aldir Blanc, em etapa de finalização. Codirigiu o documentário "Ana Terra" (2019) e colaborou nas produções "Nós Duas" (2021) dirigido por Leandro Alves e Wellima Kelly e "A Fresta" (2022) dirigido por Nilton Resende.  Fundou o Ateliê Agrestina em 2018 e realizou duas edição da  MAMA - Mostra de Arte das Mulheres Alagoanas, em  2020 e em 2022.