09/11/2021 09:33 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Artigo de pesquisadores da Uncisal é publicado em revista científica da USP

Material abordou desenvolvimento da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental


Ascom/Uncisal


Eduardo Almeida

O conhecimento produzido na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é destaque em um importante periódico científico do país: a Revista Medicina, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/Ribeirão Preto). Em sua edição número 2, de 2021, a revista traz artigo que aborda o desenvolvimento da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental da Uncisal.

No material, os pesquisadores John Victor dos Santos Silva, Claudio José dos Santos Júnior, Larissa Dandara Lima dos Santos, Vívian Mayara da Silva Barbosa, Thyara Maia Brandão e Mara Cristina Ribeiro relatam experiências na criação, organização e realização de atividades por meio da liga como uma estratégia de ampliar o conhecimento científico sobre o campo da atenção psicossocial.

Segundo o pesquisador John Victor dos Santos Silva, o artigo é resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo “Ensino, Saúde e Sociedade”, liderado pela professora e pesquisadora Mara Cristina Ribeiro. O material, explica ele, demonstra práticas exitosas desenvolvidas pela Uncisal. “A Liga realizou muitas atividades educativas. O intuito com esse artigo foi publicizar essas práticas bem sucedidas”, acrescenta John Victor.

Essa não é a primeira publicação do grupo. Esse ano, os pesquisadores emplacaram o artigo “Congresso Alagoano de Saúde Mental: experiências, desafios e contribuições para a formação na atenção psicossocial” na Revista Docência do Ensino Superior, da Universidade Federal de Minas Gerais. Novos artigos estão em fase de produção, o que deve elevar ainda mais a produtividade do grupo de pesquisa e a visibilidade da Uncisal.

“Alguns artigos estão em fase de produção, outros estão em análise por parte do corpo editorial dos veículos. Devemos ter novidades em 2022. Os artigos envolvem membros da Uncisal, egressos e parceiros de outras instituições, o que, sem dúvidas, fortalece muito a pesquisa científica na universidade. Sem dúvidas, é uma importante conquista para a universidade”, finaliza o pesquisador John Victor.