25/08/2021 14:39 | Cultura

Artesãos comercializam obras na Galeria Alagoas Feita à Mão

Loja reúne trabalho de mestres, artistas populares e artesãos no Shopping Parque Maceió.

Iago Januzzi

Isabella Padilha

Peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro são alguns dos produtos do artesanato alagoano comercializados na loja-galeria Alagoas Feita à Mão, que fica no Parque Shopping Maceió. A proposta de exposição da arte popular alagoana faz parte do programa de desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

A galeria Alagoas Feita à Mão conta com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais. A variedade dos produtos, dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, vai desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes, se consolidando como grande diferencial para o público. Com um ano de funcionamento e mais de 2 mil peças disponíveis para compra, a loja beneficia indiretamente mais de 300 artesãos e grupos produtivos do estado, gerando renda e visibilidade para quem trabalha com artesanato.

“O Alagoas feita à mão fornece um ambiente personalizado para que os artesãos apresentem e comercializem seus artigos e produtos em um espaço de visibilidade no shopping Parque Maceió. Essa parceria foi importante, principalmente durante a pandemia, para que o artesão enxergasse que as portas para a comercialização dos produtos não foram fechadas. O Alagoas Feita à Mão está sempre buscando novas oportunidades”, expõe a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Artesã da Associação do Pontal da Barra e vendedora na loja-galeria, Charlyne Gomes, destaca que o espaço é essencial para a visibilidade e comercialização dos produtos artesanais.   “É uma ação muito boa para a gente e para o incentivo do artesanato e do filé. Aqui a gente tem uma visibilidade maior, já que até o número de turistas que vem até aqui é bom, então dá para divulgar bem e ter um retorno melhor. É um reconhecimento do nosso trabalho, e é muito gratificante trabalhar aqui”, afirma Charlyne.

A Galeria Online

A Galeria Online Alagoas Feita à Mão reúne a produção de diversos artistas locais facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos e contribuindo para a geração de renda no segmento. É possível acessar o site através do endereço: www.alagoasfeitaamao.com.br.

Com mais de 500 produtos anunciados, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira. Seja no ambiente físico ou digital, o destaque garantido ao artesanato teve impacto decisivo na manutenção das atividades dos profissionais no estado durante a pandemia, segundo Daniela Vasconcelos.

“A galeria virtual está sendo atualizada, e todos os esforços estão sendo feitos para que haja canais de comercialização abertos para o público e para o artesão o tempo todo. As atualizações vão facilitar ainda mais o contato do cliente com os artistas, para que a venda através do site seja ainda mais simplificada”, destaca a gerente de Design e Artesanato da Sedetur.

Alagoas Feita À Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As principais atividades são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.