04/11/2022 14:59 | Cultura

Artesanato alagoano desembarca em Portugal

Exposição Alagoas/Estrela Radiosa exibe a arte popular na Casa Brasil Bicentenário 2022, em Lisboa, de 05 a 13 de novembro

IRAILDA - Artista Popular

Carlos Guerriero / Divulgação

Cecília Tavares

Com trabalhos de mestres e artistas populares alagoanos, a mostra Alagoas/Estrela Radiosa desembarca em Portugal a partir deste sábado (5), na exposição Casa Brasil Bicentenário 2022, na Casa Brasil Lisboa, que homenageia os 200 anos da Independência, compartilhando com seus habitantes e turistas a produção de artistas que desenvolveram um universo criativo único.

A mostra Alagoas/Estrela Radiosa compõe a nova etapa da internacionalização do programa Alagoas Feita à Mão, idealizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur/AL), e segue até o dia 13 de novembro.

(Arte: Jamille e Jailton)

“Essa é mais uma oportunidade para mostrar toda a singularidade da produção artesanal alagoana para o mundo, e estamos muito felizes e orgulhosos deste momento. Seguiremos trabalhando para buscar estratégias e caminhos que deem cada vez mais protagonismo à arte produzida em Alagoas”, pontua a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino.

Realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Alagoas/Estrela Radiosa tem seu título inspirado na potência criativa do povo alagoano, representados aqui por grandes expoentes do artesanato. Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério (Marco500) e realização e produção da Marco500/Caboco, a mostra leva ao público europeu 14 peças dos mestres Aberaldo, Jasson e Sil, e dos artistas populares, Boró Sandes, os irmãos Salvinho e Cicinho, Irailda, Zé Crente, Ismael de Dedé, Jamile e Jailton.

(Arte: Zé Crente)

Casa Brasil Bicentenário

A Casa Brasil Bicentenário, espaço com curadoria assinada por Bruno Simões que busca reforçar a presença do país em Portugal, enfatiza o desenvolvimento da nação sul-americana nos 200 anos desde a sua Independência e prospecta novos negócios. Os trabalhos dos artistas alagoanos encontram, nesse celeiro criativo, mais uma célebre parada, coroando a trajetória internacional do programa Alagoas Feita à Mão em 2022.

Anteriormente, o projeto mostrou para o mundo a delicadeza e força da arte popular alagoana em exposições altamente relevantes, como a Semana de Arte e Design de Miami e a Casa Brasil Nova York. Ambas tiveram curadoria assinada por Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e Rodrigo Ambrosio, designer e pesquisador das raízes brasileiras.

Sobre o programa

O Alagoas Feita à Mão é executado desde 2015 pelo Governo do Estado de Alagoas por meio da Gerência de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O objetivo é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal. Com a coordenação de Daniela Vasconcelos, o programa tem, ainda, o intuito de mostrar nacional e internacionalmente a pluralidade da produção local.

(Arte: Jasson)

O programa celebra a tradição criativa de Alagoas, um estado que respira cultura e congrega diferentes saberes e visões de mundo, do tradicional ao contemporâneo. Seus mestres e artistas populares mantêm vivos processos transmitidos por várias gerações e encontram no estado de Alagoas terreno fértil para contribuir com a arte e a cultura brasileira.

Curadoria:

Marco Aurélio Pulchério

Produção, realização e comercialização:

Marco500 / Caboco

Coordenação:

Daniela Vasconcelos

Carlos Guerriero

Mestres artesãos:

Mestre Aberaldo, Mestre Sil, Mestre Jasson

Artistas Populares

Boró Sandes, Ismael de Dedé Irailda, Jamile e Jailton, Salvinho e Cicinho, Zé Crente

Patrocínio: