16/12/2021 18:49 | Saúde

Arena Saúde atende 242 pessoas em Palmeira dos Índios no 1º dia do Governo Presente

Estrutura montada no município prestou assistência a moradores de oito cidades da VIII Região de Saúde com consultas, cirurgias, exames, atendimentos e coleta para doação de sangue


Carla Cleto


Ruana Padilha

No primeiro dia da 12ª edição do Governo Presente, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) registrou 242 atendimentos na Arena Saúde, montada na Estação Ferroviária de Palmeiras dos Índios, para atender moradores da VIII Região de Saúde. Além de consultas especializadas nas áreas de clínica geral, vascular e com endocrinologista, a população teve acesso a exames de ultrassonografia com Doppler.

Ao longo do dia foram realizadas 98 consultas com cirurgiões vasculares, incluindo troca de curativos por equipe especializada; 42 consultas com endocrinologista e 25 consultas com clínico geral. Também foram registrados 35 exames de ultrassom com Doppler, além de 42 rastreamentos de câncer bucal, com dois casos suspeitos durante a ação.

Esperando há quase um ano por uma ultrassonografia com Doppler, Necy Marques de Oliveira, de 77 anos, chegou cedo ao estande da Arena Saúde. Vinda da cidade de Minador do Negrão, ela aguardava ansiosa ser chamada para, enfim, realizar o exame e dar continuidade ao seu tratamento de circulação. “Estou muito feliz de conseguir fazer o exame ainda esse ano, estava esperando há praticamente um ano. Já fiz um tratamento uma vez nas minhas veias, mas, os problemas voltaram. Aí o médico pediu o exame, só que ele é muito caro e não pude fazer logo. Hoje, graças a Deus, irei conseguir", comemorou.



Acompanhado da filha, Antônio Joaquim dos Santos foi atendido por médico vascular durante a atual edição do Governo Presente

Natural da cidade de Estrela de Alagoas, Maria José dos Santos, acompanhava o pai, Antônio Joaquim dos Santos, durante a consulta com o médico vascular. Ela contou que a família já aguardava há dois meses para receber atendimento na cidade. “Meu pai tem diabetes e sofre com problemas na circulação. Eu vim com ele para acompanhar a consulta, pois já faz dois meses que aguardamos por esse atendimento em nossa cidade. Graças a Deus hoje ele foi atendido. Agora ele vai tomar essa medicação por 20 dias e depois irá fazer exames de angioplastia. O médico foi muito bom e deu uma atenção especial para ele”, comemorou.

Josefa Ferreira da Silva, de 56 anos, moradora de Palmeira dos Índios, procurou atendimento com o médico vascular para dar início ao tratamento de circulação. “Cheguei cedo aqui, sofro há alguns anos com varizes. Nunca tinha procurado tratamento, mas, agora, quero iniciar, porque as dores estão demais. Aqui estou sendo muito bem atendida, a triagem foi rápida e todos foram muito atenciosos. Estou gostando muito”, disse.

Já na unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) foram registradas 15 doações de sangue e um cadastro para doação de medula óssea. Morador de Palmeiras dos Índios, Robson Cavalcante, de 27 anos, foi o primeiro doador de sangue. Segundo ele, estava passando pelo local quando viu a unidade móvel do Hemoal e decidiu fazer a doação. “Doar sangue é fazer o bem para outras vidas. É muito importante doar. Temos que fazer sem pensar no dia de amanhã, pois amanhã você pode precisar também”, enfatizou.



Morador de Palmeira dos Índios, Robson Cavalcante foi o primeiro doador de sangue do dia na unidade móvel do Hemoal


Espaço CRIA –
 Ainda durante o primeiro dia do 12º Governo Presente, o Espaço CRIA promoveu orientações e atividades lúdicas sobre saúde bucal para as crianças, além de realizar sessões de arte gestacional para as futuras mamães.

A Arena Saúde também disponibilizou serviços como avaliação antropométrica e do pé diabético, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Com isso, foram beneficiados moradores de Palmeira dos Índios, Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D´Arca.

UPA Arapiraca –  Também nesta quinta-feira (16) foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no bairro Itapoã, em Arapiraca. A UPA é do tipo III e tem capacidade de atender até 350 pacientes por dia.

A unidade será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. A partir desta sexta-feira (17) a UPA começa a funcionar e vai contará com consultórios, salas de nebulização, gesso e laboratório.

Ambulância - Para atender ainda melhor as necessidades de saúde da população foram entregues, durante a inauguração da UPA Noel Macedo, nove ambulâncias aos municípios de Arapiraca, Girau Ponciano, Traipu, São Sebastião, Palmeira dos Índios, Taquarana, Igaci, Porto Real do Colégio, Penedo e Piaçabuçu.