28/05/2023 08:04 | SaúdeGoverno de AlagoasGoverno Trabalhando

Arena da Sesau em Arapiraca registra 6.066 atendimentos no Governo Trabalhando

Ação assegurou consultas e exames a moradores da região em diversas especialidades

Durante os dois dias do Governo Trabalhando de Arapiraca foram realizados 248 atendimentos oftalmológicos

Carla Cleto / Ascom Sesau

Josenildo Torres

A segunda edição do Governo Trabalhando, realizada no bairro Baixão, em Arapiraca, registrou 6.066 atendimentos na Arena da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A ação foi iniciada na sexta-feira (26), com 2.446 atendimentos realizados, e concluída neste sábado (27), com 3.620 assistências prestadas aos arapiraquenses e moradores dos demais municípios do Agreste.

No primeiro dia do Governo Trabalhando foram feitas 458 avaliações de enfermagem, além de 48 nutricionais e 30 com fisioterapeutas, bem como 458 aferições de pressão, 290 testes rápidos, 129 testes de glicemia, 17 eletrocardiogramas e 500 testes de laboratório. Também foram realizadas 79 consultas ortopédicas, 21 pediátricas, 69 ginecológicas, 80 com clínico geral, 163 com oftalmologista e 104 com dermatologista.

Já no segundo dia da ação, a equipe da Sesau fez 606 avaliações de enfermagem, 48 avaliações com nutricionista, 15 com fisioterapeuta, 606 aferições de pressão, 246 testes rápidos, 300 testes de glicemia e 1.470 exames laboratoriais. Quanto às consultas, foram 44 ortopédicas, 85 oftalmológicas, 34 pediátricas, 43 com ginecologista, 66 com clínico geral e 57 com dermatologista.

Assistência

Entre os beneficiados no Governo Trabalhando de Arapiraca está a dona de casa Maria Josivete dos Santos, que passou por uma consulta de ginecologia. Segundo ela, o atendimento foi rápido e ela saiu com encaminhamento para realizar exames de rotina.

"A gente tem que se cuidar. Às vezes a mulher descuida da sua saúde, mas a nossa vida é o bem mais preciosa e, para preservá-la, temos que nos cuidar. Por isso, aproveitei essa ação do Governo do Estado aqui perto de casa e vim me consultar", salientou a dona de casa.

O aposentado Carlos Antônio da Silva também foi um dos assistidos pelo Governo Trabalhando e realizou teste de glicemia. "Tenho medo da diabetes, por isso, sempre que posso vejo se está tudo tranquilo. A gente tem que se cuidar e estar com os exames de dia, porque, quem se previne, vive mais", pontuou.

Para Todos

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que o Governo Trabalhando é importante porque leva os serviços de saúde para as comunidades. De acordo com ele, muitas pessoas têm dificuldade para agendar consultas e fazer exames e, a iniciativa do Governo do Estado, preenche esta lacuna, uma vez que a saúde deve ser assegurada para todos os cidadãos.

"As ações da saúde pública devem ser facilitadas para que todo cidadão tenha acesso. Além das consultas e exames realizados pelas secretarias municipais de Saúde, o Governo do Estado contribui com esta iniciativa, garantindo que as pessoas com dificuldade em se consultar e fazer exames, possam ser assistidas nos municípios e regiões onde residem", destacou o gestor da saúde estadual, que participou do Governo Trabalhando atendendo pacientes que necessitavam de consultas ortopédicas.