22/11/2021 14:10 | Saúde

Arena da Saúde realiza mais de 1.300 atendimentos durante o 11º Governo Presente

Ação ocorreu entre a quinta-feira (18) e o sábado (20) e beneficiou os moradores da região Norte, que além de consultas e agendamento de cirurgias, tiveram acesso a serviços como teste de glicemia e aferição da pressão


Maria José da Silva, moradora de Matriz do Camaragibe, foi atendida no Governo Presente, devido a um ferimento no pé direito

Carla Cleto


Ruana Padilha

Durante os três dias de realização do 11º Governo Presente, realizado na região Norte, 1.365 atendimentos foram contabilizados na Arena Saúde, entre a quinta-feira (18) e o sábado (20). O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na tarde desta segunda-feira (22).

Do total de atendimentos realizados, 562 ocorreram na quinta-feira (18), 297 foram realizados na sexta-feira (19) e 175 no sábado (20). Ainda na Arena Saúde, foi disponibilizado um serviço exclusivo de assistência vascular, onde 331 atendimentos foram computados.

A cadeirante Maria José da Silva, moradora da cidade de Matriz do Camaragibe, foi uma das moradoras da região Norte de Alagoas atendida durante a 11ª edição do Governo Presente. Com um ferimento no pé direito, em razão da diabetes, ela necessitou de atendimento vascular. “Eu vim procurar tratamento para o meu pé, que está com uns três anos que tem um ferimento que não sara. Minha esperança é ficar boa, poder usar a minha muleta e sair dessa cadeira de rodas, em nome de Jesus”, salientou Maria José da Silva.



Atendimento especializado –
 O cirurgião vascular, Bruno Veloso, ressaltou a importância de levar atendimento especializado para a região. “A participação da população no mutirão foi muito proveitosa, principalmente de pessoas que aguardavam, há muito tempo, por um atendimento mais especializado”, ressaltou o especialista.

Funcionando com novo perfil assistencial, o Hospital Regional do Norte (HRN), localizado na cidade de Porto Calvo, já contabiliza importantes números. Em dois dias, após a mudança de chave, a unidade registrou o atendimento de 62 pacientes. Deste total, 34 pacientes necessitaram de assistência clínica, 18 pediátrica e 10 ortopédica. O hospital também agendou 32 cirurgias durante ações do Governo Presente.

A mudança do perfil assistencial do HRN só foi possível em razão da queda na curva de contágio do novo coronavírus em Alagoas. Agora, a unidade passou a ser porta aberta, com assistência de urgência e emergência 24 horas, além de prestar atendimento especializado em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia.

O HRN conta com 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade conta, também, com o Centro de Referência em Especialidades, localizado em prédio anexo ao HRN, assegurando exames de tomografia computadorizada, raios-x 100% digital e ultrassonografia com doppler.