04/02/2022 08:18 | SegurançaInfraestruturaEducação

Anunciados pelo governador, investimentos de mais de R$ 14 milhões colocam Jequiá da Praia na rota do desenvolvimento do Estado

Thiago Sampaio

Pollyana dos Anjos

A cidade de Jequiá da Praia, que ontem completou 27 anos de Emancipação Política, se consolidou na rota de desenvolvimento de Alagoas com o anúncio da série de investimentos do Tesouro Estadual feito, nessa quinta-feira (03), pelo chefe do Executivo, Renan Filho, durante discurso em festividade no município.

As áreas beneficiadas são infraestrutura, com o programa Minha Cidade Linda e a chegada da motoniveladora pelo Fortalece Alagoas; segurança, com o início das obras do Centro Integrado de Segurança Pública – Cisp tipo I; e educação, com a entrega de um ônibus escolar e a autorização para construção da Creche Cria.

Segundo o governador, a cidade recebeu um volume importante de recursos do Tesouro Estadual. “O Minha Cidade Linda vai investir, aproximadamente, R$ 3 milhões; temos a escola com R$ 4 milhões; o Centro Integrado  com R$ 2 milhões; R$ 1 milhão da Patrol e o ônibus,. Então são mais de R$ 10 milhões só nessa ação. Além disso, vem a Creche Cria (R$ 4,5 milhões) e outras ações”, pontuou.

A cidade terá mais qualidade de vida, a partir de agora, com os mais de R$2 milhões do Minha Cidade Linda aplicados no calçamento de 16 ruas, pintura das fachadas das casas localizadas nas vias que serão calçadas e com a construção de equipamentos de lazer para estimular a convivência.

Ainda na infraestrutura, a motoniveladora entregue pelo programa Fortalece Alagoas, ajudará no acesso a locais de difíceis acessos e na infraestrutura da cidade.

“Estes investimentos, que vêm do Governo do Estado, desafoga nosso município e faz com eu faça mais investimentos com recurso próprio, está aí o exemplo do maquinário que alugo e vou devolver na segunda-feira,  por conta dessa patrol que o governador está dando hoje de presente para a cidade de Jequiá da Praia, então, essa parceria é muito saudável para o crescimento do município”, explicou o prefeito da cidade, Felipe Jatobá.

Jatobá frisou também que pagava no aluguel de uma patrol R$ 15mil reais e estimulou o exercício: “se multiplicarmos isso por 3 anos, temos um valor bastante considerável”, finalizou satisfeito.

Cidade mais segura – O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), já autorizado anteriormente pelo governador, iniciará a construção em breve. A estrutura do tipo I, com investimentos de mais de R$ 2 milhões, vai garantir a segurança da região. A unidade será construída na entrada da cidade.

Educação fortalecida- A base da educação de Jequiá da Praia também ganhou um reforço expressivo com a autorização da construção de uma unidade da Creche Cria. Com investimento de mais de 4 milhões, a unidade vai atender 200 crianças, em tempo integral e gerar 40 empregos  diretos - quando entregue.

A cidade também recebeu um ônibus escolar pelo Meu transporte Novo, reforçando a frota local e auxiliando os 370 alunos que dependem do transporte na cidade.

Durante a coletiva de imprensa, Renan Filho, relembrou que está trabalhando na construção de uma escola na cidade.

“Nós estamos construindo uma escola de 12 salas de aula, com laboratório de ciências, informática, ginásios poliesportivos, campo de futebol com gramado sintético, refeitório, uma escola dentro das novas "tendências", que é muito importante para Jequiá, que não vai mais precisar mandar os alunos de nível médio para outras cidades, para Coruripe ou São Miguel”, comemorou o trabalho.