Aniversário de 1 ano: UPA de Jaraguá realiza mais de 44 mil atendimentos
Construída e gerenciada pelo Governo do Estado, a unidade é referência em atendimento clínico, ortopédico, pediátrico e odontológico
UPA do jaraguá foi Inaugurada no dia 8 de novembro do ano passado
Ruana Padilha / Ascom Sesau
Referência na assistência humanizada, a Unidade de Pronto Atendimento
(UPA) de Jaraguá, em Maceió, registrou 44.644 atendimentos no primeiro ano de
funcionamento. Inaugurado no dia 8 de novembro do ano passado, o equipamento de
saúde contabilizou 20.224 atendimentos clínicos, 2.793 pediátricos, 1.056
ortopédicos, 224 odontológicos e 20.347 atendimentos de síndromes gripais.
Classificada como tipo III e gerenciada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a UPA de Jaraguá atende os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. A UPA de Jaraguá funciona 24 horas por dia e atende a casos de urgência e emergência, como hipertensão, febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a UPA de Jaraguá é um exemplo de resolutividade na saúde pública. “Prestando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, as UPAs asseguram assistência pré-hospitalar, deixando para os hospitais, como o HGE [Hospital Geral do Estado], apenas o atendimento de casos graves, como os traumas, por exemplo”, salientou.
Proximidade
Morador do bairro Poço, Audênio César, de 62 anos, esteve na UPA de Jaraguá nesta terça-feira (8) e disse que a unidade só trouxe benefícios para quem reside em Maceió. “Realmente a UPA está de parabéns! Fui muito bem atendido e acho superimportante essa unidade, porque ela está localizada próximo do bairro onde moro, e isso facilita na hora de procurar atendimento médico”, disse.
Já a dona de casa Amélia Nascimento, de 30 anos, procurou atendimento pediátrico para o filho, Ruan Gabriel, de dois anos, e ressaltou que a assistência recebida na UPA de Jaraguá foi ágil. “Essa é a segunda vez que venho buscar atendimento aqui na UPA e gostei muito. Foi muito tranquilo e rápido”, destacou.
Atendimento Humanizado
A diretora da UPA de Jaraguá, Maryana Costa, ressaltou a garantia de atendimento humanizado para os pacientes e destacou a equipe multidisciplinar como marco da gestão. “É um momento gratificante, celebrar o aniversário da UPA. Há um ano estamos trabalhando para garantirmos atendimento humanizado para todas as pessoas que passaram por aqui. A UPA e seu quadro de profissionais merecem todas as homenagens neste dia, pois sem eles não conseguiríamos desenvolver esse trabalho de qualidade para população”, salientou.
Editorias
Acervo Ailton CruzAcervo José Ronaldo
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Alagoas Sem Fome
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Criança e Adolescente
Cultura
Defesa Civil
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Social
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego
Especial
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Homenagens
Inclusão Social
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Mulher
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Relações Internacionais
Saúde
Secretários
Segurança
Serviços
Servidores
Tecnologia e Inovação
Trânsito
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria