19/11/2021 08:39 | Cultura

Aloísio Sérgio Barroso lança nesta sexta (19), em Maceió, livro sobre a crise contemporânea do capitalismo

Intitulada Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo, a obra investiga as consequências da política neoliberal e os impactos econômicos amplificados pela pandemia


Divulgação


Secom Alagoas

Médico e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o pesquisador Aloísio Sérgio Barroso lança em Maceió, nesta sexta-feira (19), o livro Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo. O evento ocorre na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), no bairro do Farol, a partir das 19h.

O volume de 284 páginas traz o selo conjunto das editoras Anita Garibaldi e Edufal e conta com o apoio da Fundação Maurício Grabois. A obra deriva da tese de doutorado do autor, defendida em 2019 no Instituto de Economia da Unicamp.

A abordagem proposta pelo pesquisador vai do acolhimento da política neoliberal pelos Estados Unidos – “Quando o Estado norte-americano se subordinou completamente à esfera das finanças” – ao destrinchar da principal crise econômica mundial do século 21, cujo início é detonado com o colapso do sistema hipotecário estadunidense, em 2007.

“E não foi uma simples recessão, e sim uma depressão econômica, que é algo que se prolonga por mais tempo”, defende Aloísio Sérgio Barroso, em entrevista exclusiva. “Com a pandemia, tivemos uma nova depressão econômica. Tivemos uma ruptura do sistema de produção e uma retração do consumo assustadora”, complementa.

Além do texto original da pesquisa, Sérgio Barroso incluiu sugestões de professores e orientadores, e acrescentou uma compilação de 110 textos e depoimentos de autores que abordam o tema principal, além de uma seção especial sobre os impactos econômicos acarretados pela pandemia da Covid-19 a partir de 2020. “Não há horizonte. Os horizontes são profundamente preocupantes e turvos até hoje”, conclui, ao falar sobre as perspectivas para a economia global.

O livro já foi lançado em Belo Horizonte e São Paulo, mas quem for ao evento desta sexta-feira poderá adquirir exemplares no local – ou mesmo comprar via o site da editora Anita Garibaldi no endereço www.livrarianita.com.br.

Sobre o autor

Aloísio Sérgio Rocha Barroso é médico, formado pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1979). Pela Unicamp, fez especialização em Economia Sindical e do Trabalho (1998), mestrado em Economia Social e do Trabalho (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico (2019).

SERVIÇO

Lançamento do livro Uma Economia Política da Grande Crise Capitalista (2007-2017) – Ascensão e Ocaso do Neoliberalismo, de Aloísio Sérgio Barroso

Data: sexta-feira (19)
Horário: 19h
Local: sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), rua Dr. R. Dr. José de A. Porciúncula, 121 - Farol