01/01/2023 20:11 | Institucional

ALE, TJ, MP e TC acreditam que harmonia será mantida na gestão de Paulo Dantas

Representantes participaram da posse e comentaram sobre o que esperam para o futuro relacionamento com o Executivo


Poderes sinalizam que trabalho será feito em sintonia e com respeito

Pei Fon/ Agência Alagoas


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

A Assembleia Legislativa seguirá contribuindo para o futuro de Alagoas. Este foi o tom do pronunciamento do presidente Marcelo Victor, que também deixou clara a capacidade do governador Paulo Dantas de seguir promovendo importantes mudanças no Estado. Com representantes presentes tanto nas cerimônia de posse, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas também comentaram sobre o que esperam para o futuro relacionamento com o Executivo.


Para o vice-presidente do TJ, desembargador José Carlos Malta Marques, Alagoas tem sido singular no contexto dos estados brasileiros no que concerne a harmonia no relacionamento entre os poderes. “Historicamente o nosso relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo tem sido na mais elevada conta, tem sido no maior cuidado com o maior zelo pelo Tribunal e pelos demais poderes. E essa é a realidade de hoje que naturalmente irá perdurar. O TJ terá o desembargador Fernando Tourinho como seu presidente a partir do próximo dia 13. O governador Paulo assumindo o governo hoje. São pessoas que tem em alta conta essa harmonia e isso vai continuar de certo acontecendo no estado”, afirmou.




O presidente eleito do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo, ressaltou que a relação entre o órgão fiscalizador e o Executivo será sempre de harmonia. “O Tribunal tem o compromisso maior de fiscalizar as contas públicas, mas nós temos no nosso DNA o sentimento de parceria. O TCE tem na sua natureza o ensinamento, orientações, pois nós queremos gestores capacitados, compromissados, gestores que aprendam a utilizar os recursos públicos para uma melhor qualidade. É isso que nós vamos aprofundar no TCE e o estado terá o apoio e a parceria do tribunal para seguir avançando”, analisou.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Márcio Roberto Tenório de Albuquerque pontuou que em 2022 o órgão ministerial teve um relacionamento excepcional com o governo do estado e que acredita que essa relação em prol do estado será fortalecida para os próximos quatro anos.


Paulo falou sobre as expectativas no relacionamento com os poderes. “Vou precisar muitos de vocês que representam os poderes constituídos do Estado. Quero ouvi-los, discutir projetos estruturantes para Alagoas. Os poderes são independentes, mas agem com maturidade e harmonia e foi esse clima que deu a condição de Alagoas avançar nos últimos anos e tenho certeza que essa sintonia vai continuar em prol dos alagoanos”, pontuou o governador em seu discurso.