23/02/2023 15:08 | Saúde

NO CARNAVAL 2023

Alagoas tem redução de 67% em vítimas fatais por afogamento

Números de óbitos por acidente de trânsito também foram menores que 2022


Corpo de Bombeiros Militar também realizou várias campanhas educativas e preventivas com a população alagoana e turistas

Ascom Polcal


Aarão José / Ascom Polcal

Conhecida pelas suas belezas naturais, seu extenso litoral e pontos de banhos turísticos como lagoas e rios, uma das preocupações durante o período carnavalesco em Alagoas são os casos de afogamentos. Tanto que este ano, a Secretaria de Segurança Pública por meio do Corpo de Bombeiros Militar realizou várias campanhas educativas e preventivas com a população alagoana e turistas. 

 

O resultado positivo desse trabalho foi confirmado pelos dados apresentados na manhã desta quinta-feira (23) pela Polícia Científica de Alagoas, após levantamentos realizados nos Institutos Médicos Legais de Maceió e Arapiraca. De acordo com os números, houve uma redução de 67% de registros de vítimas fatais por afogamento em todo o Estado.  

 

Segundo os dados do setor de estatística da Polcal, este ano, de sexta-feira (17/02) à quarta-feira de cinzas (22/02), deram entradas nas duas unidades de medicina legal dois corpos de vítimas fatais por afogamento. No carnaval do ano passado, ocorrido de 25 de fevereiro a 2 de março de 2022, foram registrados seis óbitos por afogamento.  

 

Os dois casos deste ano aconteceram no mesmo dia (19) e no Litoral Norte de Alagoas, sendo um no município de Maragogi e outro na Barra de Santo Antônio. Ambas as vítimas eram do sexo masculino e residentes em Maceió, uma tinha 24 anos (Barra) e a outra 55 anos de idade (Maragogi).

 

Acidentes de trânsitos


Outro número positivo foi a redução de casos de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito nas estradas e rodovias alagoanas. Quando comparado aos números do carnaval de 2022, o setor de estatística da Polcal confirmou que houve uma diminuição de 40% de vítimas fatais. 

 

Somados os corpos de locais de morte violenta e das unidades hospitalares, os IMLs de Maceió e Arapiraca registraram a entrada de nove vítimas fatais por acidente de trânsito. No mesmo período do ano passado, as mesmas unidades realizaram exames cadavéricos em 15 corpos.  

 

Para o perito geral Manoel Melo, os números mostram a maturidade das atividades ordinárias da Segurança Pública do Estado de Alagoas. De sorte que em ocasiões extraordinárias, como por exemplo o carnaval, há o reflexo positivo desse trabalho. Manoel Melo, ainda agradece e parabeniza a todos os servidores da Polícia Científica de Alagoas que atuaram em suas respectivas funções durante o período do carnaval.