16/08/2021 16:00 | Alagoas Contra Fake

Alagoas Sem Fake: Unimed não escreveu texto viral sobre variante Delta

Mensagem mistura informações verdadeiras com boatos sobre a nova cepa da Covid-19


Secom Alagoas


Secom Alagoas

Circula no WhatsApp uma mensagem que seria um alerta do Grupo Unimed com a alegação de que a variante Delta da Covid-19 não causaria tosse nem febre. A informação é falsa. A rede de saúde desmentiu que tivesse divulgado o texto e esclareceu que boa parte do conteúdo se trata de informações não verificadas.

O boato já circulou em julho e a editoria Alagoas Sem Fake realizou a checagem das ideias apresentadas pela mensagem. O texto foi editado e agora circula com a suposta assinatura do Grupo Unimed. “Grupo Unimed alerta: Covid Delta: não há tosse, nem febre mas articulações muito doloridas, dor de cabeça, dor no pescoço e na parte superior das costas, fraqueza geral, perda de apetite e pneumonia”, diz trecho da mensagem.

Em seu site, a Unimed do Brasil fez um esclarecimento sobre a propagação da mensagem. “As cooperativas e empresas do Sistema Unimed não são responsáveis pelo conteúdo e repudiam o uso indevido da marca para propagar informações não verificadas que podem impactar a saúde das pessoas”, informou o sistema hospitalar.

Diante da circulação de informações falsas, a própria rede mantém a página “Verifica Unimed” para desmentir boatos. Para este caso mais recente, a assessoria recorreu ao infectologista Alexandre Naime, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), para esclarecer as ideias equivocadas. O médico informou que o grande diferencial em relação à cepa original é que a Delta encontra mais facilidade para ser transmitida.  “A variante é 97% mais transmissível, conforme estudo do King's College London”, informou.

Dados do aplicativo Zoe Covid Symptom, usado por residentes do Reino Unido para informar os sintomas detectados nos pacientes, mostrou que, para quem não foi vacinado, os sintomas mais frequentes são dor de cabeça, dor de garganta, coriza, febre e tosse persistente. A tosse e a febre desaparecem da lista de sintomas apenas no público imunizado com as duas doses da vacina, que sente sintomas leves, como dor de cabeça, coriza, espirros, dor de garganta e perda de cheiro. A perda do olfato e a falta de ar não são mais comuns com a nova cepa.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.