25/05/2022 09:53 | Assistência Social

Alagoas sedia aula magna nacional sobre Saberes do SUAS

Profissionais da Assistência Social serão capacitados durante quatro meses acerca de estratégias de atendimento à população mais vulnerável do Estado


Alagoas foi escolhido entre os estados do Nordeste para receber a capacitação

Ascom Seades


Karina Lima Moraes / Ascom Seades

Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Alagoas participaram da terceira Aula Magna “Saberes do SUAS: emergências e calamidades”, na manhã desta quarta-feira (25), na Escola de Governo de Alagoas (EGAL). 

Alagoas foi escolhido entre os estados do Nordeste para receber, durante quatro meses, capacitação acerca das estratégias de atendimento à população mais vulnerável e dos instrumentos de qualificação dos técnicos municipais de assistência social. O Estado se encontra entre os 10 do país que conseguiram executar, com excelência, o Programa Capacita SUAS. 

Ana Paula Albuquerque, gerente da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Seades, avaliou o significativo papel do Estado. “O Programa CapacitaSUAS em Alagoas foi encerrado em 2019 com quase 3 mil certificações, atingindo 113% das metas estabelecidas pelo Ministério da Cidadania. Um marco para a Educação Permanente em nosso Estado. Sabemos da importância do aprimoramento e valorização dos trabalhadores do SUAS, principalmente os de nível médio. E, neste patamar formativo, vamos avançar nas ofertas de capacitação, assim como na inclusão de todos os que fazem o SUAS”, afirmou. 

O evento, promovido pelo Ministério da Cidadania, foi sediado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Annie Kettly, coordenadora geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Ministério da Cidadania, ponderou sobre o evento em Alagoas. 

“Foi um imenso prazer fazer parte da mesa de abertura, representando a nossa secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia. Agradeço imensamente a todas as autoridades que estiveram presentes. Agradeço em especial à secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Manuella Farias, pela receptividade, juntamente à sua equipe técnica. Agradeço principalmente a todos os trabalhadores do SUAS que participaram presencialmente, mesmo com toda a chuva que está assolando o Estado”, disse. 

O curso será ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, a partir do mês de julho. Serão 120 horas-aula para profissionais do SUAS de nível superior e, numa iniciativa inédita, 100 horas-aula para profissionais de nível médio. Foram ofertadas 480 vagas no total.