07/08/2021 10:13 | TurismoCultura

Alagoas resguarda roteiros atrativos e variados para o Dia dos Pais; confira

Cânions rochosos do Rio São Francisco têm mais de 30 metros de altura

Ascom Sedetur

Cecília Tavares

Viajar em família é um programa bem atrativo para pais e filhos. Seja qual for o perfil familiar, Alagoas possui roteiros estratégicos que vão desde destinos de sol e mar a rotas de experiência, trilhas, passeios rurais ou até mesmo com perfil gastronômico. Confira alguns dos destinos e programe-se para celebrar um Dia dos Pais especial em Alagoas.

Pai aventureiro? A Caatinga alagoana pode ser o lugar ideal!

Além de cenários de pura beleza, com uma vegetação típica, serras imponentes e noites estreladas, a região guarda também aventuras inesquecíveis. Na cidade de Santana do Ipanema, a 270km da capital alagoana, há diversos pontos de escalada, como a Serra da Camonga, Pedra do Olho D´Água e Lajota, totalizando 85 vias com excelentes agarras, abaloadas, tendas e pinças. A Caverna Forna da Onça, em Poço das Trincheiras, também é uma excelente opção de turismo de experiência.

A região preserva ainda marcas de um passado pré-histórico e também guarda tradições, como a produção de queijos artesanais nas fazendas leiteiras da cidade de Major Izidoro, localizada a 191 km de Maceió.

Pai "de boa na lagoa”

Que tal levar seu pai para relaxar num passeio delicioso pela Laguna do Roteiro? Localizada no Litoral Sul de Alagoas, entre os municípios de Roteiro e Barra de São Miguel, tem passeios incríveis de lancha e catamarã, que navegam pela laguna percorrendo paisagens incríveis entre falésias e pequenas ilhas e praias.

A praia do Gunga, também no município de Roteiro, é considerada uma das mais bonitas do país. O conjunto de vastos coqueirais, com falésias e morros de areias brancas e um mar tranquilo e na temperatura ideal, fazem do Gunga um lugar especial. Do alto, o Mirante do Gunga possui uma vista privilegiada e oferece um dos cartões postais mais bonitos de Alagoas.

Kaio Fragoso/ABIH

Pai historiador

Para quem gosta de história, a região dos Quilombos, na Zona da Mata alagoana, é um destino incrível e que acolhe algumas cidades importantes como Viçosa, Quebrangulo e União dos Palmares. Patrimônio Cultural do Mercosul, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, é um marco na luta dos escravos no Brasil e um lugar carregado de emoções. O Parque Memorial, antes abrigo de Zumbi e Dandara, preserva a história através de construções, objetos religiosos e expressões culturais.

No artesanato da região, o destaque fica com o povoado quilombola de Muquém, terra da mestra artesã e Patrimônio Vivo de Alagoas Dona Irinéia, cuja produção de peças em cerâmica já ganhou o mundo.

Pai gourmet: “Ei, onde vamos comer?”

Se seu pai ama uma boa comida, com certeza ele irá se encantar pela rede de restaurantes da capital alagoana, afinal, Maceió não é somente um destino de praias urbanas incríveis, mas é também um destino gourmet.

Contando com uma rede de bares e restaurantes variada, a culinária de Maceió guarda sabores inesquecíveis, e é orquestrada por chefs conhecidos nacionalmente pelo talento em unir ingredientes regionais com elementos contemporâneos, contemplando sabores do Litoral, do Sertão e da Zona da Mata, e apresentando o que o Nordeste tem de melhor.

Pai praieiro – sossego e diversão no Litoral Norte

A Rota Ecológica dos Milagres, no Litoral Norte alagoano, é uma excelente pedida para aquele pai que gosta de curtir uma praia exclusiva, com muito conforto. A região da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, está dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e abriga a famosa Rota Ecológica, onde se localizam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, destinos famosos pelas piscinas naturais, praias de águas cristalinas, rico artesanato e pousadas de charme à beira-mar, aliados a um turismo ecologicamente sustentável.

Cânions no sertão mais lindo do Brasil (foto principal)

E que tal levar seu pai para navegar pelo belíssimo Rio são Francisco, admirar os cânions rochosos de mais de 30 metros de altura, experimentar uma aventura de tirolesa, andar pela trilha de Lampião e seu bando, conhecer as pinturas rupestres da região e se encantar pelo artesanato produzido na Ilha do Ferro?

São várias as cidades históricas banhadas pelo Rio São Francisco em Alagoas – dentre elas Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar e Olho D´Água do Casado, que guardam histórias e paisagens de tirar o fôlego.

Entre Delmiro Gouveia e Olho D´Água do Casado, o Rio São Francisco forma uma paisagem monumental, entre cânions rochosos com mais de 30 metros de altura. Já a cidade de Piranhas, tombada pelo IPHAN, guarda as histórias do cangaço e uma arquitetura encantadora.

Centros históricos, aí vou eu!

Se seu pai curte lugares com história e arquitetura diferenciada, a região Sul  de Alagoas pode ser o lugar ideal para levá-lo. Tombada pelo IPHAN, a cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia. A cidade conta ainda com o histórico Teatro Sete de Setembro, museus, edificações neoclássicas e exemplares de art noveau. Imperdível!