14/02/2022 12:04 | Covid-19

Alagoas recebe 4.250 doses da vacina AstraZeneca nesta segunda-feira (14)

Imunizante está previsto para chegar às 17h05 em Maceió e ficará armazenado no PNI/AL


Carla Cleto


Ruana Padilha

Para dar continuidade à imunização contra a Covid-19, Alagoas recebe, nesta segunda-feira (14), mais um lote da vacina AstraZeneca. Desta vez, o Ministério da Saúde (MS) enviará 4.250 doses, que estão previstas para desembarcar às 17h05 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

Após a chegada, os imunizantes serão distribuídos para os municípios alagoanos. Antes, entretanto, a nova remessa será contabilizada e armazenada na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), situada no bairro Farol, em Maceió.

As 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) serão autorizadas a realizar a requisição, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde devem agendar a retirada das vacinas através deste e-mail. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde devem enviar mensagem para o email creadiarapiraca@gmail.com.

Apelo à vacinação – Mais uma vez o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apela aos alagoanos para que completem o esquema vacinal contra a Covid-19. Conforme o gestor, a vacinação tem impacto no número de pacientes que apresentam complicações em decorrência do novo coronavírus, bem como, no número de óbitos, principalmente após o surgimento da variante Ômicron.

“As internações aumentaram nos últimos dias, mas, o número de pessoas que apresentam quadro clínico grave diminuiu e as mortes também sofreram redução, quando comparamos com a primeira onda da pandemia da Covid-19, no início de 2020. Essa realidade é a prova de que as vacinas são eficazes e salvam vidas. Por isso, se algum alagoano não se vacinou, compareça ao posto de vacinação próximo de sua residência e, se não completou o esquema vacinal, pelo seu bem e de quem você ama, vacine-se”, ressaltou Alexandre Ayres.