07/02/2022 13:28 | Saúde

Alagoas recebe 141.570 doses da vacina Pfizer para adultos


Olival Santos


Ruana Padilha

Alagoas recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais um lote do imunizante Pfizer para adultos, destinado ao prosseguimento da Campanha de Vacinação contra Covid-19. A nova remessa contém 141.570 doses e desembarcou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, no fim da manhã desta segunda-feira (7).

Após a chegada, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Assim como ocorre desde o início da vacinação, em 19 de janeiro do ano passado, os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, realizam o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com.

Importância – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apela à população alagoana para que complete o esquema vacinal contra a Covid-19. Isso porque, segundo o gestor, está demonstrado que a vacinação tem impacto no número de pacientes que apresentam complicações em decorrência do novo coronavírus, bem como, no número de óbitos, principalmente após o surgimento da variante Ômicron.

“Entretanto, é possível verificar que, mesmo com este aumento, o número de pessoas que apresentam quadro clínico grave diminuiu e as mortes também sofreram drástica redução. É a prova de que as vacinas são eficazes e salvam vidas. Então, se você, por algum motivo, não se vacinou, compareça ao posto de vacinação próximo de sua residência e, caso não tenha completado o esquema vacinal, o faça o mais breve possível. Não se arrisque e não coloque em risco a vida de quem você ama”, frisou Ayres.