12/01/2023 11:13 | Serviços

Alagoas Previdência atinge meta atuarial de 2022

Resultado espelha a premissa da política de investimentos da autarquia, que é a preservação do patrimônio


Presidente Roberto Moisés destaca a importância do Comitê de Investimentos, dando representatividade e segurança nas decisões de investimentos

Laura Pedrosa / Ascom Alagoas Previdência


Lílian Tourinho / Ascom Alagoas Previdência

Excelente notícia! A carteira de investimentos do Fundo Previdenciário da Alagoas Previdência, de regime de capitalização, superou a meta atuarial, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais um valor fixo de 4% a.a, segundo a política de investimentos aprovada para o exercício de 2022.

 

Com o IPCA do mês de dezembro em 0,62%, a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 5,79%, estabelecendo, assim, uma meta de 10,02%. O resultado da carteira de investimentos atingiu um acumulado de 10,04% ao ano, superando a meta atuarial em 0,23%.

 

Isso significa que o forte desempenho das aplicações escolhidas para os investimentos ajudou a atender às necessidades financeiras atuais e futuras, como pagamentos dos benefícios das aposentadorias e pensões.

 

Segundo o gestor de recursos, Arcenor Gomes, a gestão prudente, baseada em dados estatísticos e cenários econômicos, corroborada pelas decisões dos conselhos e do comitê de investimentos, foram determinantes para o resultado.

 

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, o resultado espelha a premissa da política de investimentos da autarquia, que é a preservação do patrimônio. “Mesmo com as incertezas do mercado, o desempenho da carteira superou a expectativa”, relata Roberto.

 

Segundo ainda o presidente, o desempenho permite dar mais segurança ao Fundo Previdenciário. “Destaco também a importância do Comitê de Investimentos, que se reúne mensalmente, com a participação dos membros de todos os Poderes, dando representatividade e segurança nas decisões de investimentos”, disse Roberto.