09/06/2023 11:28 | Agricultura

Alagoas possui mais de 20 mil estabelecimentos agropecuários produzindo mandioca

Assunto foi discutido pela Seagri na retomada da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca


Coordenado pela Seagri, encontro da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados reuniu instituições, cooperativas e associações para discutir estratégias de fortalecimento do setor da mandiocultura alagoano

Monique Fernandes/Ascom Seagri


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

Alagoas possui mais de 20 mil estabelecimentos agropecuários produzindo mandioca. Os  dados são do último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, sendo 86% da agricultura familiar. 



O assunto foi discutido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) que  retomou, na quarta-feira (7), as reuniões da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados, reunindo instituições, cooperativas e associações para discutir estratégias de fortalecimento do setor da mandiocultura alagoano. 


A secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Monteiro, participou da reunião representando a secretária de Estado de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, e explicou que esse momento é importante para fomentar o setor da mandiocultura em Alagoas, discutindo ideias de promoção e desenvolvimento dos produtores, com possibilidade de expandir o mercado.  “Foram sete anos com as atividades da Câmara Setorial paradas. A Seagri vai agir como facilitadora no processo de fortalecimento desta cadeia produtiva tão importante para nosso Estado. Neste ambiente, temos reunidos membros dos governos estadual e federal, setor produtivo e cooperativista”, ressaltou a secretária executiva de Agricultura Familiar. 



O atual cenário da mandiocultura em Alagoas foi apresentado pelo presidente da Cooperagro e o último presidente da Câmara Setorial da Mandioca, Eloizio Lopes. “A gente está satisfeito com essa retomada sendo realizada na gestão do governador Paulo Dantas e da secretária Carla Dantas. Com esse instrumento, teremos mais visibilidade para os produtores para que possam participar das discussões sobre a cadeia produtiva. Recebemos uma indústria em 2021 para beneficiamento de fécula e vamos receber outra em breve. Isso mostra a relevância do setor para a economia do nosso Estado”, ressaltou Lopes. 


Entre as pautas da reunião, a eleição da nova presidência do biênio 2023/2025 da Câmara Setorial Produtiva da Mandioca e Derivados também foi definida. O novo presidente é Aldo Viturino, da Cooperativa dos Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (Coopal). “Espero fazer um trabalho de retomada e continuidade dos projetos já executados. Conto com o apoio de todos envolvidos para que juntos possamos desenvolver novos projetos e fortalecer o setor”, afirmou Aldo Viturino. 


Também participaram da reunião o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, da Secretaria de Estado de de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedics), Adalberon Sá; representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Emater Alagoas, da Empraba, entre outros representantes.