02/12/2022 14:51 | Meio Ambiente

Alagoas participa de encontro com secretários estaduais do meio ambiente de todo Brasil

Encontro aconteceu em Natal e debateu temas importantes sobre o meio ambiente

Secretário Gino Cesar representou Alagoas no escontro nacional

Ascom Semarh

Andrei Costa / Ascom Semarh

Durante os dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, esteve reunido com secretários estaduais de Meio Ambiente e presidentes de fundações e de autarquias de todo o país, em Natal, para o 7º Encontro da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema) e a 110ª Reunião Ordinária da Abema.

Na quarta-feira (30) Gino participou da reunião do Consórcio do Nordeste, Câmara Técnica de Meio Ambiente, com os secretários de Meio Ambiente dos Estados nordestinos, onde foram apresentados dados sobre investimentos, que atendam a pauta da biodiversidade e a sustentabilidade. Governos e instituições buscam se firmar com ações que tenham responsabilidade com o meio ambiente.

“Buscar alinhar as ações do Consórcio e fortalecê-lo é um passo importante para que os governos possam atuar de forma mais efetiva” destacou o secretário.

Já na quinta-feira (1º), o secretário participou da 110ª Reunião Ordinária da ABEMA, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente. Na pauta: Regularização ambiental; Avaliação da participação brasileira no COP 27, no Egito; O PSA, Pagamento por serviços ambientais; e a Política de Resíduos Sólidos - Crédito de reciclagem.

A reunião foi aberta pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que se comprometeu a ser uma porta-voz da pauta ambiental junto ao governo de transição, do presidente Lula.

Durante o Encontro, os gestores aprovaram o encaminhamento da “Carta do Meio Ambiente” ao novo presidente da República eleito, com uma série de pleitos, sugestões e compromissos voltados à área ambiental do país. O documento deverá ser entregue à equipe de transição pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Os gestores discutiram temáticas como resíduos sólidos, reunindo avanços e desafios para eliminar os lixões; RegularizAgro, ressaltando a importância do Cadastro Ambiental Rural e a atuação do Serviço Florestal Brasileiro; principais ações da atual gestão da Associação e o balanço de temáticas tratadas durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27), que aconteceu em novembro, no Egito.

Na primeira parte da reunião foram debatidos os desafios do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Supressão Vegetal conduzido pela diretora de Regularização Ambiental - Serviço Florestal Brasileiro, Jaine Cubas. A plenária ocorreu no formato híbrido, de forma presencial e virtual, com representantes de todos os estados brasileiros.

A presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, na abertura do evento, reforçou mais uma vez a grandeza do evento. “Os encontros da ‘Abema Itinerante’ integram as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelos estados. Para esta reunião, que é a última do ano, trouxemos temas relevantes para o debate, como o Licenciamento Ambiental, por ser um instrumento imprescindível para efetivar territórios sustentáveis, bem como o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural. Hoje, em conjunto, definimos as prioridades para o próximo quadriênio e nossos anseios e posicionamento a respeito da gestão ambiental direcionada ao Governo Federal”, esclareceu.

Os associados aprovaram com unanimidade a carta que será entregue ao presidente eleito, Luís Inácio da Silva. No documento, os gestores requerem o aperfeiçoamento e redução da burocracia, ampliação do diálogo entre os órgãos de meio ambiente com os setores produtivos para a modernização dos marcos regulatórios, dentre outras agendas.

“Participar da reunião da Abema, é a confirmação que Alagoas está em sintonia com o debate nacional no que se refere à pauta ambiental e de recursos hídricos” concluiu Gino.