29/03/2022 15:36 | Cultura

“Alagoas: Memória das Mãos” é disponibilizado em formato digital


Lucas Meneses


Isabella Padilha

O livro “Alagoas: Memória das Mãos”, lançado na última segunda (21) pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), foi lançado no formato digital, gratuitamente, através da plataforma alagoasfeitaamao.com.br.

A publicação traz, de forma inédita, a história do artesanato alagoano e a trajetória do Programa Alagoas Feita À Mão. Desenvolvida pela Gerência de Artesanato e Design da Sedetur, o livro traz depoimentos e imagens que retratam as origens do fazer à mão, sustentado por uma bibliografia extensa.

“Vamos distribuir os exemplares físicos para os artesãos citados, bibliotecas, museus e instituições parceiras que fazem parte do segmento do artesanato. A população de forma geral pode ter acesso ao conteúdo do livro no formato digital, que está sendo disponibilizado agora. A ideia é que as pessoas entendam a história do feito à mão em Alagoas e todo o contexto do livro e se apropriem desse conhecimento para desenvolver ações e para fomentar ainda mais a atividade artesanal dentro do Estado”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Assina a curadoria da obra Daniela Vasconcelos, o jornalista Guilherme Lamenha, que é responsável pelos textos e pesquisa. A direção criativa foi do designer Rodrigo Ambrósio. As fotografias são de Felipe Brasil, Jonathan Lins, Thiago Sampaio e Celso Brandão - estes com imagens raras em preto e branco. Além disso, as ilustrações do livro fazem parte do acervo de xilogravuras do Mestre Enéias Tavares.