02/05/2022 14:54 | ServiçosSaúde

Alagoas inicia segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo

Primeira etapa foi encerrada no sábado (30), com a realização do Dia D de Vacinação; mobilização ocorre até o dia 3 de junho


Vacinação contra o Sarampo e a Influenza continua em Alagoas até o mês de junho

Olival Santos


Ruana Padilha/ Ascom Sesau

Alagoas começou, nesta segunda-feira (2), uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Após a imunização de idosos e trabalhadores da saúde, o Estado passa a atender outros públicos previstos pelo Ministério da Saúde (MS). A meta é imunizar, até junho, pelo menos 90% das 1.142.373 pessoas que podem receber a dose contra Influenza, além de 95% das 308.633 pessoas que integram o grupo prioritário para o Sarampo. A mobilização ocorre em todo Estado até o dia 3 de junho.

 

Nesta nova fase, poderão se vacinar contra a Influenza as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Também são contemplados os profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

 

A vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos. Em relação às crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o Ministério da Saúde esclarece que aquelas que já receberam ao menos uma dose de vacina contra a gripe ao longo da vida, devem tomar apenas a dose deste ano. Já as que irão tomar pela primeira vez, devem agendar a aplicação da segunda dose, que é dada após 30 dias.

 

Nos pequenos a partir de 12 anos de idade, os imunizantes contra a Covid-19, assim como outras vacinas e medicamentos, poderão ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade, deverão aguardar um período de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e contra a Influenza.

 

O grupo prioritário de comorbidades contemplado para a segunda etapa de vacinação são pessoas que possuem doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantadas e trissomias.

 

Sarampo

 

Já a segunda etapa da vacinação contra o Sarampo vai contemplar as crianças  juntamente com a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza.

 

Pré-Requisito

 

Para se vacinar contra a Influenza e Sarampo, é necessário comparecer aos postos de vacinação indicados pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) de Alagoas, portando o cartão de vacinação e documento com foto. A única contraindicação é apenas para quem tem histórico de alergia ao ovo de galinha, conforme alerta do Ministério da Saúde (MS).

 

Conforme dados epidemiológicos da Gerência de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, com relação à Influenza, foram notificados oito casos da doença em 2020, dez no ano passado e 28 de janeiro a abril deste ano. Já com relação ao Sarampo, foram três casos confirmados em 2020, 11 em 2021 e, nos três primeiros meses deste ano, ainda não há confirmação de casos no Estado.