23/11/2022 14:17 | Agricultura

Alagoas inicia 3ª etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica na segunda-feira (28)

Estado recebeu a primeira remessa de doses da vacina de um total de 160 mil unidades

Previsão é de que 120 mil animais sejam imunizados nesta terceira etapa da campanha

Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

O Governo de Alagoas já está preparado para dar início à terceira etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC). Isso porque a primeira remessa de 160 mil doses do imunizante já chegou ao Estado. Nesta etapa da ação, que terá início na próxima segunda-feira (28) e seguirá até o dia 31 de dezembro, estima-se que 120 mil animais sejam imunizados. 

A campanha de vacinação faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

 

As vacinas aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo Mapa e a aplicação das doses será feita por vacinadores contratados pela iniciativa privada. Neste cenário, a Adeal e o Ministério ficarão responsáveis pela fiscalização e vigilância desta etapa. Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante sairão a custo zero para os criadores, seja ele grande, médio ou de pequeno porte. 

Peste Suína Clássica 

A PSC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.


Resultados 

Na primeira etapa de vacinação contra a PSC em Alagoas, executada entre junho e agosto de 2021, foram vacinados mais de 119 mil suínos, distribuídos em mais de sete mil propriedades rurais do Estado. Já na segunda etapa, foram imunizados 127 mil animais em pouco mais de cinco mil estabelecimentos rurais.