16/02/2023 16:39 | Institucional

ALAGOAS EM DADOS

“Alagoas é referência na governança com dados”, diz especialista durante palestra

Plataforma de dados desenvolvida pelo Governo do e3stado visa a criação de políticas públicas mais eficazes


Poty Lucena coordena projetos de pesquisa no Ministério da Educação (MEC)

Ascom Seplag


Larissa Costa / Ascom Seplag

A plataforma Alagoas em Dados foi alvo de elogios durante a palestra “A Importância da Ciência de Dados para a Gestão Pública", ministrada pelo pesquisador, doutor e professor universitário Poty Lucena. nesta quinta-feira (16), na Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL).

 

Segundo o especialista, que coordena projetos de pesquisa no Ministério da Educação (MEC), o estado de Alagoas é modelo nacional quando se trata de governança pública com dados.



 

“É interessante ver a gestão preocupada em utilizar a plataforma de dados, desenvolvida pelo próprio governo, para a criação de políticas públicas mais eficazes. Esse trabalho junto ao Alagoas em Dados é referência no país”, afirmou o professor.

 

Durante a palestra, a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos, disse ter sido pertinente as provocações e conhecimentos repassados pelo especialista.

 

“Esse momento reforçou a importância de se governar cada vez mais de maneira unificada, com a mesma linguagem, lógica e disposição para conseguir um resultado mais rápido para a gestão, e o trabalho com dados possibilita isso. Agradeço os esclarecimentos do professor”.



 

A palestra faz parte de um ciclo de ações que estimulam debates importantes para a formulação das políticas do Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027. O PPA é um plano de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Estadual durante quatro anos.