02/09/2021 14:20 | Infraestrutura

Alagoas de Ponta a Ponta leva acessibilidade à Serra do Mamões em Cajueiro

Thiago Sampaio

Severino Carvalho

Com 71 anos de idade, nascida e criada na Serra dos Mamões, em Cajueiro, dona Maria Sônia Venâncio de Lima sustentava, na manhã desta quinta-feira (02), duas certezas: "Aqui é muito bom de se morar e vai ficar melhor ainda quando essa estrada ficar pronta!" O povoado, onde residem mais de 200 famílias, é um dos 30 no estado que serão beneficiados com o programa Alagoas de Ponta a Ponta. A ordem serviço para o início das obras foi assinada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Na Serra dos Mamões, o Alagoas de Ponta a Ponta vai investir R$ 2,1 milhões, recursos do Governo do Estado, na pavimentação em asfalto de quase dois quilômetros de estrada. A via conecta o povoado à AL-440, em Cajueiro. Atualmente, a população sofre com a poeira e com os transtornos durante os períodos de chuva e estiagem.

"Essa estrada vai trazer muitos benefícios para todos nós. Para chegar e sair vai ser melhor, não teremos mais dificuldades para ir até Cajueiro", observou Maria Sônia, com o sorriso escondido pela máscara, mas entregue através dos olhos.

"O melhor de trabalhar no Governo do Estado é exatamente criar políticas públicas importantes para o cidadão. Então, esse tipo de intervenção demonstra que estamos no caminho certo. Eu cumprimentei as pessoas e elas estão muito felizes, porque vamos tirar a comunidade de uma dificuldade histórica de enfrentar a lama no inverno e a poeira no verão", avaliou Renan Filho, ao lado da prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo.

O clima na Serra dos Mamões é agradabilíssimo; o cenário, formado por um casario singelo, que se molda à geografia do lugar entrecortado por vales e rodeado por muito verde. Mamão, entretanto, é fruta rara de se ver por aqui. O que dá em cachos mesmo é a simpatia, principalmente irradiada pelos idosos que, se não formam maioria na população, estão perto disso.

"Esse é um povoado que poucos homens públicos conhecem, um povoado singelo, mas de um povo extremamente acolhedor e que o governador conhece bem. Com toda a sua sensibilidade e apaixonado que ficou por esse povo está, neste dia de hoje, realizando, em sua plenitude, o sonho de mobilidade de todos que vivem aqui", destacou o deputado estadual Bruno Toledo, que participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço.

Na Serra dos Mamões estão instalados a Escola Municipal Elias de Albuquerque Pontes e a Unidade Básica de Saúde Martiniano Ferreira. A agente de saúde, Lívia Severo de Lima, revela que o posto faz cerca de 80 atendimentos semanais, não só aos moradores do povoado, mas também de fazendas circunvizinhas.

"A estrada vai facilitar bastante o acesso dessas pessoas à Unidade de Saúde", ressaltou a profissional.

Segundo o secretário Mosart Amaral, as obras começam de imediato. "A mobilização já está acontecendo e os equipamentos estão chegando. É uma obra rápida, que será concluída dentro de dois meses", garantiu.

Dimensão

Recém-lançado, o Alagoas de Ponta a Ponta vai promover a implantação e a pavimentação asfáltica dos trechos de estradas entre os povoados e as sedes municipais, proporcionando mais acessibilidade, mobilidade, qualidade de vida, e desenvolvimento socioeconômico aos moradores de todas as regiões do estado.

Serão beneficiados mais de 30 povoados alagoanos com um investimento superior a R$ 400 milhões em recursos próprios do governo estadual.

Além da implantação e pavimentação asfáltica, o programa prevê a implantação de ciclovias e de serviços de urbanização nos trechos de estrada.

Renan Filho anunciou, durante o discurso, que outros municípios do Vale do Paraíba serão contemplados com as obras do programa Alagoas de Ponta a Ponta, a exemplo de Viçosa, Capela, Maribondo, Mar Vermelho e de Atalaia, cujos prefeitos prestigiaram a solenidade na Serra dos Mamões.

"Em breve, voltaremos a Cajueiro para dois importantes investimentos: um é a consolidação do Condomínio Industrial, que a prefeitura está fazendo aqui em parceria com o Governo do Estado e que nós vamos financiar; e o outro é dar início à construção de uma creche do CRIA", garantiu, assegurando, ainda, a edificação de uma nova unidade de saúde na Serra dos Mamões.

A prefeita de Cajueiro agradeceu ao governador pelos investimentos feitos em Cajueiro e destacou a construção do Condomínio Industrial.

"A importância é muito grande, porque Cajueiro precisa urgentemente gerar empregos. Nós agradecemos ao governador Renan Filho por essa dedicação, por esse apoio ao Condomínio Industrial", afirmou Lucila Toledo.