27/03/2023 11:18 | Tecnologia e Inovação

Alagoas consolida protagonismo na agenda nacional de CT&I

Professor Fábio Guedes Gomes assume diretoria regional no Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa

Professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, foi escolhido como gestor nacional do Conselho de Fundações para o Nordeste

Chico Max/ Confap

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

Alagoas tem conquistado espaços de representatividade e liderança na agenda nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), foi escolhido como diretor para as Faps da Região Nordeste, no âmbito do Conselho Nacional das Faps (Confap), durante eleição para a gestão do biênio 2023-2025. Guedes foi escolhido na sexta-feira (24) em fórum sediado na cidade de São Paulo.

“A nova missão muito nos orgulha e reinsere nosso estado de forma ainda mais efetiva nas discussões nacionais sobre desenvolvimento científico e tecnológico”, comentou o novo gestor das Faps.

“Agradeço a todos os presidentes das demais fundações nordestinas pela confiança e será uma satisfação colaborar com a gestão do presidente Odir Dellagostin. Temos a missão de seguir expandindo o ecossistema de inovação brasileiro, com muita determinação e perseverança. O momento é favorável, tendo em vista a mudança do caráter federal em colocar essa temática sob um olhar fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Agora é arregaçar as mangas ainda mais, para fazer uma transformação ainda maior nos próximos anos, o trabalho só está começando!”, completou o diretor-presidente da Fapeal.

Atualmente, o professor Fábio Guedes também é secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro, a ICTP.br, cargo que ocupa desde janeiro de 2022.

A ICTP.br é uma associação da comunidade brasileira de ciência, tecnologia e inovação para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Ele também já havia ocupado o cargo de vice-presidente (03/2019 a 04/2020) e a presidência do Confap, de abril a setembro de 2020, posição que deixou ao assumir a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc).

Outra posição de liderança que o estado de Alagoas assume na agenda nacional de CT&I deve-se à eleição de Silvio Bulhões para a presidência do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de CT&I, no dia 13 deste mês.

O Confap e o Consecti colaboram estreitamente, realizando seus fóruns nacionais simultaneamente, a cada trimestre, em alguma capital do Brasil ou de forma remota.