12/05/2022 17:15 | Assistência Social

Alagoas concede prêmio “Empresa Amiga do Aprendiz” a companhias que cumprem cota de aprendizagem

Em articulação com a Seades, evento promovido pelo município de Coruripe reconhece inserção de jovens aprendizes nos quadros de estabelecimentos da região

Empresas que cumprem a cota de aprendizagem recebem homenagem

Gabriel Martins

Karina Lima Moraes

O estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), concedeu o prêmio “Empresa Amiga do Aprendiz” a oito companhias de médio e grande porte, que cumprem a cota de aprendizagem (confira a lista abaixo). O evento “Coruripe, município amigo da aprendizagem” foi promovido pelo município de Coruripe, em articulação com a Seades, na tarde desta quinta-feira (12).

“Este evento ocorre mediante articulação da Seades, por meio da nossa técnica de referência do Estado do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Poder Público Municipal da cidade de Coruripe, empresários locais e a Auditoria Fiscal do Trabalho, por meio do Dr. Leandro Carvalho. O cumprimento da cota para os jovens dá a oportunidade deles serem incluídos socialmente com o primeiro emprego, desenvolvendo suas competências para o mercado de trabalho. Enquanto os empresários, que estão oportunizando, contribuem para os futuros profissionais do país”, pontuou o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Ferreira Netto.

A cota de aprendizagem, prevista na Lei nº 10.097/2000, preconiza a inserção de 5% a 15% de jovens, entre 14 e 24 anos, nos quadros de funcionários das companhias. A solenidade, direcionada a 17 empresas no total, também visou à sensibilização dos demais estabelecimentos na execução da determinação legal.

“Hoje, pode-se dizer que é um dia de festa. É um dia em que as empresas que cumprem as cotas de aprendizagem vão receber homenagens. Empresas que dão oportunidade aos nossos adolescentes e jovens ao ingresso no mercado de trabalho, de forma sustentável. Ficamos muito felizes em reconhecer isto, dentro deste escopo, desta ação setorial estratégica, porque a gente também quer convencer aquele outro empresário que atualmente não está cumprindo a cota, ou aquele outro que está cumprindo de forma parcial. Então, a gente pede o auxílio e acredita nesta rede articulada de proteção da criança e do adolescente, para que a gente possa criar, efetivamente, mais umas 100 ou 200 vagas de aprendizagem nos próximos dois anos”, ponderou o auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho.

Na ocasião, o estado promoveu ainda, por meio das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o estímulo à qualificação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social - prioritariamente aqueles em condição de trabalho infantil, em cumprimento de medidas socioeducativas e beneficiários do Auxílio Brasil.

“Nós, da Seades, em articulação com o Ministério da Economia, e a Superintendência Regional do Trabalho, representada pelo auditor fiscal Leandro Carvalho, fizemos uma articulação com o município de Coruripe, através da Secretária Municipal de Assistência  Social, para desenvolver um projeto de inclusão de adolescentes e jovens na aprendizagem. O objetivo deste projeto é que as empresas que têm cotas de aprendizagem possam priorizar o público mais vulnerável, ou seja, os adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. A Política de Assistência Social, através da coordenação municipal do PETI, faz a identificação destes adolescentes e jovens, e a gente constrói uma rede de proteção junto ao empresariado do município”, disse Marluce Pereira, técnica de referência de Estado do PETI.

O evento faz parte das comemorações dos 130 anos de Emancipação Política de Coruripe. Estiveram presentes o secretário da Seades, Paulo Ferreira Netto; a técnica de referência Marluce Pereira, e, a convite da Seades, o auditor fiscal do trabalho, Leandro Carvalho. Além do prefeito Marcelo Beltrão, do vice-prefeito José Enéas Gama e de secretários municipais.

Confira a lista de empresas premiadas:

Bompreço Supermercado do Nordeste LTDA

Carvalho Beltrão Serviços de Saúde LTDA

Americanas S.A.

Instituto Nordeste Cidadania

Maganize Luiza S.A.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Usina Coruripe Açúcar e Álcool S.A.

Cooperativa de Colonização Agropecuária e Industrial Pindorama LTDA