28/02/2023 15:07 | ServiçosSegurança

Alagoas começa a emitir a nova Carteira de Identidade na próxima semana

Após a fase de testes, atendimento ao público será iniciado a partir do dia 13 de março


Novo RG irá unificar os bancos de dados dos estados, utilizando o número do CPF como registro geral de vários documentos

Ilustração


Aarão José / Ascom Polcal

O Instituto de Identificação da Polícia Cientifica de Alagoas está na reta final para o lançamento do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A próxima semana será marcada por ajustes finais, testes, reabertura dos agendamentos e dos postos de atendimento à população.

 

Na segunda-feira (06), a sede será fechada para que a equipe técnica do órgão possa realizar os ajustes finais do sistema e testar a eficiência dele com emissões do CNI para um grupo de funcionários e prestadores de serviços do órgão. No mesmo dia, também será realizada a abertura do agendamento para toda a rede de postos da capital e interior do Estado.

 

No dia seguinte, terça-feira (07), será realizado, na sede do Instituto de Identificação, no Centro de Maceió, o lançamento oficial dessa nova etapa da identificação civil no Estado, mas, o atendimento ao público começará com força total a partir do dia 13, uma vez que os agendamentos são realizados para receber o usuário de uma semana para a outra.

 

Agendamento

 

Nos postos que funcionam nas Centrais Já!, em Maceió, e no interior do Estado, o agendamento deverá ser realizado pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br/. Nos demais postos do interior, o atendimento deverá ser presencial e, em ambos os casos, a marcação só poderá ser realizada se o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do requerente estiver regularizado na Receita Federal.

 

Carteira de Identidade Nacional (CIN)

 

O novo modelo do RG é um projeto do governo federal para unificar os bancos de dados dos estados, como também desburocratizar, utilizando o número do CPF como registro geral de vários documentos (CNH, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Reservista). O novo documento contará com uma série de medidas de segurança e terá a versão física e a digital, que poderá ser acessada por meio de aplicativo no celular.

 

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que modelo antigo continua valendo por 10 anos. Nesse primeiro momento, não precisa correr para atualizar o documento. A renovação acontecerá gradativamente, à medida que a população procurar espontaneamente a rede de postos para tirar um novo RG.

 

Nessa etapa inicial todos os RG serão primeiras vias. Por esse motivo, a solicitação será gratuita. O prazo para entrega dos documentos continuará sendo o mesmo, de 10 dias úteis, a contar da data do atendimento presencial.