02/01/2023 16:44 | ServiçosSegurança

Alagoas bate recorde na emissão de carteiras de identidade em 2022

Em dois anos, o Instituto de Identificação aumentou a capacidade de atendimento em mais de 100%


Mutirão realizado em 2022 para atender crianças autistas

Ascom Polícia Científica


Aarão José / Ascom Polícia Científica

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto de Identificação de Alagoas bateu recorde na emissão da carteira de identidade, principal documento do brasileiro. O balanço final, concluído na manhã desta segunda-feira (2), apontou que, em 2022, o órgão aumentou em 16,77% a capacidade de produção e entrega do RG à população alagoana.

 

O Núcleo de Estatística da Polícia Científica do Estado de Alagoas divulgou que foram registrados nos 12 meses do ano 275.490 novos documentos impressos. Comparado ao ano de 2021, quando foram emitidos 137.169 Rgs, o aumento é ainda mais surpreendente, atingindo a marca de 100,84%.

 

Desse total de documentos emitidos em todo o ano passado, 103.450 foram primeiras vias, totalmente gratuitas, um acréscimo de 37,1%. Com relação às segundas vias, os 43 postos de Identificação emitiram, juntos, 172.040 documentos, um aumento de 6,92% em relação a 2021.

 

O superintendente do Instituto de Identificação, Anizio Amorim, explicou que um dos motivos do aumento da capacidade de atendimento à população foi a ampliação da rede de postos do Instituto. Só em 2022 foram inauguradas novas unidades nos municípios de Atalaia e Cajueiro, inauguração da Casa de Direitos em Arapiraca, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Major Isidoro, Maragogi, Rio Largo, Piaçabuçu e Taquarana e ampliação da Casa de Direito de Maceió.

 

Além da ampliação da rede de postos, o superintende destacou a criação e realização de ações itinerantes durante todo o ano de 2022. Vários municípios foram beneficiados com os projetos itinerantes RG na Mão, Meu Primeiro RG, RG para Povos Tradicionais (indígenas e quilombolas) e Governo Presente, que contribuíram para descentralizar o serviço de atendimento aos alagoanos.

 

“Em 2022 buscamos reestruturar a rede de postos e desenvolver projetos que aproximem a população dos serviços oferecidos pelo Instituto, garantindo maior agilidade e conforto às pessoas que procuram nossas unidades. Desta forma, estamos garantindo ao cidadão um atendimento de qualidade para obter seu documento”, disse o superintendente.

 

Novo modelo

 

Uma novidade para 2023 será a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que será emitida em um modelo único e com validade em todo o território nacional. A Polícia Científica de Alagoas, por meio da Superintendência do Instituto de Identificação, já está em tratativas com o Governo Federal para começar a emitir o novo modelo até março deste ano.