15/03/2023 16:29 | Agricultura

MULHERES DO CAMPO

Agricultoras familiares quilombolas recebem kits de irrigação para garantir produção durante o ano

Estado investiu mais de R$ 95 mil em equipamentos que trazem benefícios para cerca de 90 famílias de União dos Palmares e Santana do Mundaú


A assinatura dos termos de entrega dos equipamentos reuniu agricultoras e representantes do Estado e dos dois municípios

Tatiane Gomes / Ascom Seagri


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

O Governo de Alagoas realizou, nesta terça-feira (14), por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), a entrega de kits de irrigação em comunidades quilombolas lideradas por mulheres agricultoras localizadas nos municípios de União dos Palmares e Santana do Mundaú. Os equipamentos beneficiam cerca de 90 famílias nas áreas onde foram instalados.


Os kits de irrigação garantem a produção de alimentos no campo e diminuem a dependência de condições climáticas, conseguindo dar constância à produtividade ao longo do ano agrícola. O investimento total dos recursos do tesouro estadual são da ordem de R$ 95,6 milhões, e os equipamentos foram instalados pela equipe da Emater Alagoas na comunidade quilombola Muquém, em União dos Palmares; comunidade quilombola Jussarinha e povoado Chã de Areia, em Santana do Mundaú. 


Durante a assinatura dos termos, a secretária da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, afirmou que a liderança feminina das comunidades quilombolas mostra a força que a mulher do campo possui. “Essa ação tem tudo a ver com o que a gente acredita, que é melhorar a produção da agricultura familiar. E não é só uma entrega e, sim, instrumentos para melhorar a produção da agricultura familiar das comunidades quilombolas, sobretudo nestas que as mulheres estão à frente”, declarou Carla Dantas. 


Em Santana do Mundaú, a secretária acrescentou ainda que o Governo do Estado está trabalhando para realizar outras entregas. “Essa é a intenção do governador Paulo Dantas, que quer investir na agricultura familiar, investir nas mulheres e investir nas comunidades quilombolas”, finalizou a secretária. 


Maria das Dores, a Dorinha, agricultora familiar do povoado Muquém, agradeceu o empenho da Seagri e da Emater Alagoas. “A gente só tem a agradecer pelo kit de irrigação instalado, porque ele vai viabilizar que a gente tenha maior produção; não vamos deixar de produzir pela falta de chuvas no verão e vamos conseguir comercializar os produtos nos programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, afirmou Dorinha. 


O diretor-presidente da Emater Alagoas, Moisés Leandro, também esteve presente nos eventos e ressaltou a importância de investir na produção do campo. “Se a gente fala que algo em torno de 70% a 80% da produção agrícola chega à mesa de todos nós diariamente, então é preciso entender o papel que a agricultura familiar tem nisso. E é preciso entender também o importante papel que as mulheres agricultoras familiares têm e que muitas vezes passa despercebido”, destacou Moisés Leandro. 


A secretária Executiva de Políticas Agropecuárias, Aline Melo e o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, também participaram das solenidades. Em União dos Palmares, o evento contou com a presença do prefeito Areskil Freitas, e em Santana do Mundaú a entrega teve a presença do prefeito Arthur Freitas, além das lideranças de diversas comunidades quilombolas das regiões. 


Kits de irrigação


Os kits de irrigação de 1 hectare contam com sistema de irrigação localizado, dividido em setores, sendo 1/2 hectare por gotejamento e 1/2 hectare por microaspersão. Esta unidade é indicada para uso na produção de grãos, fruticultura e horticultura. 

Já o kit de irrigação de 1.000 m² possui um sistema de irrigação do tipo gotejamento por gravidade. Ele acompanha um caixa de mil litros e é indicado para pequenas hortas, produção de grãos, pequenos pomares etc.