25/05/2023 14:42 | Meio Ambiente

Alagoas participa de reunião da Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente

Representações dos órgãos de Meio Ambiente de todo o país fazem reunião em Palmas-TO para discutir pautas sobre a política ambiental nacional


Gino César e Ivens Leão representan o governo em evento do meio ambiente

Ascom/Semarh


Ascom/Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos e Hídricos de Alagoas participa em Palmas, no Tocantins, da 112ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), entidade que agrupa e representa os órgãos ambientais estaduais do país. Além da Semarh, também está participando do evento o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

 

Presente à reunião, o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César, afirmou que uma das grandes tarefas do Governo de Alagoas é a qualificação e absorção do que há de mais atual no debate sobre o meio ambiente. “E no encontro da Abema é possível o compartilhamento de conhecimento e boas práticas. Noutro ponto, a reunião é um momento oportuno para que as próximas atividades e ações da Abema destaquem a defesa e a valorização do bioma Caatinga. Essa deve ser uma bandeira não somente das representações do Nordeste”, afirma.

 

O diretor-executivo do IMA, Ivens Leão, ressaltou o caráter integrativo do encontro. “Com um novo momento no Brasil e, finalmente, com a pauta do meio ambiente acumulando grande importância a nível internacional, a discussão que acontece em Palmas busca a integração dos estados com a finalidade de alinhar experiências positivas na implementação do desenvolvimento sustentável de todo o país, o que inclui restauração e conservação da biodiversidade, controle e redução dos impactos ambientais e atualização das ações de monetização dos ativos ambientais”, afirmou.

 

Durante a reunião, que acontece durante todo o dia no Palácio Araguaia, os representantes estaduais discutem e encaminham ações a partir das informações recebidas das câmaras técnicas do clima, biodiversidade, gerenciamento costeiro, cadastro ambiental rural, educação ambiental, descentralização do licenciamento ambiental, energia, fauna, Mata Atlântica e COP28.

 

Abema

 

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.



 

A entidade agrega as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, que são encarregadas de colocar em prática a política ambiental, o estabelecimento dos atos administrativos, além de outras ferramentas da Política Nacional de Meio Ambiente. Entre eles, os recursos hídricos, as mudanças climáticas, a avaliação de impacto ambiental, gestão florestal e infrações administrativas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.