14/02/2022 12:13 | Turismo

Aeroporto Zumbi dos Palmares é credenciado para receber aeronaves de maior porte

Portaria da ANAC evolui a categoria do equipamento de 4C para 4E, autorizando o terminal a receber aeronaves maiores

Ascom/Sedetur


Cecília Tavares

A Portaria da ANAC Nº 7.149, publicada no dia 11 de fevereiro de 2022, alterou a categoria do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que, agora, passa a operar com o Código de Referência 4E, o que permite que aeronaves de maior porte possam aterrissar em Alagoas.

“Essa é uma excelente notícia para o Turismo de Alagoas, uma vez que, com a evolução de categoria, qualquer aeronave, de qualquer tamanho, pode aterrissar em Alagoas. A partir de agora, nós temos um aeroporto com condições de prospectar um turismo cada vez mais forte”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Administrado pela AENA/Brasil, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou um aumento de 66,25% no fluxo de passageiros durante o ano de 2021, quando comparado a 2020. No total, mais de 1,9 milhão de pessoas passaram pelo Aeroporto em 2021, ano em que o estado adotou medidas de segurança sanitária para se adequar à nova realidade, com a conquista do selo Safe Travels, da WTTC (World Travel & Tourism Council), além do Selo do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, o que possibilitou o aumento do fluxo de turistas em Alagoas.

Os dados da AENA/Brasil revelam ainda que, no mês de dezembro de 2021, houve um aumento de 23% na circulação de passageiros em Alagoas, quando comparado com o mesmo período de 2020. Atualmente, o equipamento opera cerca de 200 voos semanais.